Início » Ao defender projeto, Motta diz que ‘adultização’ é tema que saiu das telas e ganhou ruas e o Congresso

Ao defender projeto, Motta diz que ‘adultização’ é tema que saiu das telas e ganhou ruas e o Congresso

por Redação
ao-defender-projeto,-motta-diz-que-‘adultizacao’-e-tema-que-saiu-das-telas-e-ganhou-ruas-e-o-congresso


Câmara vota projeto contra adultização de crianças nas redes sociais
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta quarta-feira (20) a votação do projeto que busca dar maior proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais.
Motta afirmou que o tema da exploração de menores nas redes sociais – que foi destaque na agenda nacional após um vídeo do influenciador Felipe Bressani Pereira, o Felca, sobre “adultização” – saiu das telas dos celulares e ganhou as ruas e o Congresso Nacional.
“O Brasil inteiro viu aquele vídeo. O país inteiro se chocou, mas, para além do choque, o país se moveu. O tema da adultização das nossas crianças saiu das telas e ganhou as ruas. Virou conversa de família, de bar, de escola, de igreja. E que bom que isso aconteceu, porque hoje o tema também ganha o Congresso”, afirmou.
Entenda o que prevê o PL contra a ‘adultização’
O deputado paraibano deu as declarações durante uma sessão de debates no plenário da Câmara sobre um projeto para coibir a adultização e endurecer regras contra a exploração de menores nos ambientes digitais. O texto deve ser votado ainda nesta quarta pelos deputados.
Entre outros pontos, a proposta o texto estabelece:
regras para a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital;
normas de responsabilização de plataformas; e
a retirada de conteúdos criminosos mesmo sem decisão judicial.
Um pedido de urgência para o texto, que acelera o seu andamento, já foi aprovado pelos deputados nesta terça-feira (19).
A oposição afirma que o projeto pode promover “censura” e reclama de um trecho do projeto que determina a aplicação da lei a todos os produtos ou serviços de tecnologia da informação de provável acesso de crianças e adolescentes no Brasil.
Favorável à análise com urgência do texto, Motta disse que essa pauta não é só política e que proteger crianças é “obrigação moral de qualquer pai, mãe, ser humano que entenda a dimensão do próximo”.
“Uma infância roubada não se recupera. Se falharmos nesse dever, que sentido tem a política? Que sentido tem um parlamento, que sentido tem viver em sociedade se não somos capazes de proteger aquilo que nos dá futuro?”, indagou.
Na sessão, o presidente da Câmara afirmou ainda que a votação do projeto não pode ser “empurrada adiante” e que a Câmara pode “escrever uma página histórica” nesta quarta.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados
Bruno Spada/Câmara dos Deputados

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®