Início » Advogado de Lisa Cook diz que vai recorrer à Justiça contra demissão de Trump

Advogado de Lisa Cook diz que vai recorrer à Justiça contra demissão de Trump

por Gilberto Cruz
advogado-de-lisa-cook-diz-que-vai-recorrer-a-justica-contra-demissao-de-trump

“Trump não tem poder para tirar Lisa Cook do cargo”, disse o advogado Abbe Lowell em nota enviada à imprensa. “Essa tentativa, baseada apenas em uma carta de referência, não tem fundamento legal nem factual. Vamos processar para contestar essa decisão.”

Trump anunciou pelas redes sociais, nesta segunda-feira (25), a demissão de Lisa Cook. Em uma carta enviada à diretora do Fed, mencionou acusações ligadas a hipotecas e declarou não confiar na integridade da economista.

A legislação do Fed estabelece que o presidente dos EUA não tem autoridade direta para demitir membros do Conselho sem comprovação de falta grave. A decisão, inédita, amplia a ofensiva do republicano contra a independência do banco central americano.

Em nota divulgada na noite de ontem por meio de seu advogado, Cook declarou que “não há motivo legal” para sua demissão e garantiu que não vai renunciar.

“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, diz o comunicado.

Segundo o advogado de Cook, serão adotadas todas as medidas legais para barrar a demissão da dirigente do Fed, classificada por ele como ilegal. “Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”

O caso foi encaminhado ao Departamento de Justiça para investigação.

‘Cook deveria rezar para que a polícia não a busque’

Howard Lutnick, secretário de comércio do presidente dos EUA, Donald Trump, fala no Salão Oval. — Foto: REUTERS/Nathan Howard

Em entrevista à CNBC nesta terça-feira, Howard Lutnick, secretário de Comércio dos EUA, disse que, se Cook cometeu fraude hipotecária, deve deixar o cargo.

“Saia da cadeira de governador do Federal Reserve e vá embora. Você não merece estar lá se cometeu fraude hipotecária, certo?”

Questionado se Trump poderia tentar demitir Jerome Powell, presidente do Fed, caso o acesso de Cook ao prédio não fosse suspenso, o secretário afirmou que esses são cenários “hipotéticos” e que “o Departamento de Justiça dos EUA lidará com o caso”.

“Mas o fato é que, se essa mulher cometeu fraude hipotecária, ela deveria ser respeitosa com os Estados Unidos da América, com o Federal Reserve, onde ela diz que se importa, e deveria ir embora e rezar para que a polícia não a siga, certo?”

“Quer dizer, imagine qualquer um no Gabinete que fizesse isso. Vocês estariam pedindo a cabeça deles”, disse Lutnick. “Essa mulher deveria ser presa se ela está envolvida em fraude hipotecária, e essas assinaturas com certeza parecem com as dela.”

Economista Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Fed — Foto: Ken Cedeno/Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®