Por Ana Flor
Jornalista e comentarista da GloboNews.
Lula diz a Motta que não interessa ao governo o enfraquecimento do presidente da Câmara
Segundo relato de interlocutores, Lula reafirmou o apoio a Hugo Motta mesmo depois da crise por conta da derrubada do decreto que aumentava o IOF.
Hugo Motta diz que não pode ter preconceito com pautas
Segundo relato de interlocutores de Lula ao blog, o presidente reafirmou o apoio a Motta, mesmo depois da crise entre parlamento e Executivo por conta da derrubada do decreto que aumentava o IOF.
“Lula afirmou que não interessa ao governo um presidente da Câmara fraco”, disse um ministro.
O encontro teve também um momento de discussão da relação entre os dois poderes. Ao citar a derrubada do decreto presidencial sobre o IOF, Motta disse a Lula eleito por uma gama de parlamentares da esquerda à direita, e que precisa negociar e atender a todos.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)(e), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante a cerimônia de assinatura da medida provisória da reforma do setor elétrico, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), em 21 de maio de 2025. — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
O governo avalia que, ao final, se saiu vitorioso no episódio, já que o decreto foi parcialmente restituído por decisão do STF.
Motta e Lula discutiram também a pauta da Câmara no segundo semestre.
Lula pediu para que dois projetos tenham prioridade:
- a ampliação da isenção do imposto de renda para R$ 5 mil;
- a medida provisória que amplia a tarifa social de luz, com isenção para famílias do cadastro único que consomem até 80kwh por mês.
A medida provisória do governo precisa ser aprovada nas duas casas para valer por mais de 120 dias. Também na terça, Lula almoçou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.