Início » Diretora do Banco Central americano se recusa a deixar cargo e diz que demissão anunciada por Trump é ilegal

Diretora do Banco Central americano se recusa a deixar cargo e diz que demissão anunciada por Trump é ilegal

por Redação
diretora-do-banco-central-americano-se-recusa-a-deixar-cargo-e-diz-que-demissao-anunciada-por-trump-e-ilegal

Em uma declaração divulgada na noite de ontem por seu advogado, Cook afirmou que “não há motivo legal” para que Trump a demita do cargo.

“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, disse.

“Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”

“Tomaremos todas as medidas necessárias para impedir a tentativa de ação ilegal [de Trump]”, afirmou o advogado de Cook, Abbe David Lowell.

Apesar de ser legalmente contestável, o republicano afirmou que a medida passa a ter efeito imediato.

Para afastar Lisa Cook, Trump recorreu a um dispositivo da lei de criação do Federal Reserve que permite a demissão de membros do conselho “por justa causa”.

Ele usou essa brecha — considerada juridicamente frágil e com potencial de ameaçar a independência do banco central — alegando que acusações de fraude hipotecária comprometiam a capacidade de Cook de atuar como reguladora financeira.

Trump aumenta pressão sobre o Fed

A decisão do presidente dos EUA ocorre em meio à crescente pressão de Trump sobre o Federal Reserve — em especial sobre o presidente Jerome Powell — por, segundo ele, resistir a cortar os juros.

Cook integra o Conselho de Governadores do Fed, composto por sete membros, e participa do comitê de 12 integrantes responsável por definir a política de juros nos Estados Unidos.

Indicada em 2022 pelo então presidente Joe Biden, ela se tornou a primeira mulher negra a assumir o posto.

Até pouco tempo, o alvo principal de suas investidas era Powell. Mas, recentemente, a atenção se voltou para Cook.

Na semana passada, Bill Pulte, diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação, acusou-a de falsificar documentos para obter condições mais vantajosas em hipotecas e afirmou que o caso foi encaminhado ao Departamento de Justiça.

Montagem mostra Lisa Cook e Donald Trump — Foto: SAUL LOEB and ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®