Início » Análise: Flávio substitui Eduardo como instrumento de pressão de Bolsonaro

Análise: Flávio substitui Eduardo como instrumento de pressão de Bolsonaro

por Redação


Análise: Flávio substitui Eduardo como instrumento de pressão de Bolsonaro
Os movimentos recentes deixam claro que a família Bolsonaro se alterna nas posições para definir quem será o instrumento de pressão.
No meio de 2025, o papel coube ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele atuou na frente internacional, usando a ameaça de tarifas e sanções do governo Trump contra o Brasil para forçar o Congresso a aprovar anistia e impedir o Supremo Tribunal Federal (STF) de julgar a tentativa de golpe de Estado.
📱 Acesse o canal da Sadi no WhatsApp
Após o fracasso da estratégia – Jair Bolsonaro (PL) foi condenado e preso –, quem assume o bastão é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Designado pelo pai, ele entra em cena com uma abordagem diferente, mas com o mesmo fim: usar sua candidatura à Presidência para forçar os partidos de centro e de direita a se comprometerem com a anistia ao ex-presidente.
Nos bastidores, entretanto, mesmo o bolsonarismo raiz admite que a anistia se tornou inviável politicamente, e já considera que a prisão domiciliar seria um bom resultado.
Essa substituição de Eduardo por Flávio é lida por lideranças do centro e da direita como reflexos do modo desespero de Bolsonaro. A família age para sobreviver, mesmo que isso signifique implodir a organização da direita para 2026 e prejudicar outros nomes do campo conservador.
Apesar da boa relação pública que muitos mantêm com o senador, a realidade é que, fora do PL, nenhum partido de centro ou direita topou embarcar nessa estratégia até aqui.
LEIA MAIS
Centro-direita rechaça projeto Flávio e, sem Jair, vê caminho livre para construir candidatura
O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, caminha após visitar seu pai no prédio da Polícia Federal, onde o ex-presidente está sob custódia após violar as regras da tornozeleira eletrônica enquanto cumpria prisão domiciliar, em Brasília, Brasil, em 25 de novembro.
Jorge Silva/Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®