Início » Trump substitui liderança de agência trabalhista após divulgação de dados negativos

Trump substitui liderança de agência trabalhista após divulgação de dados negativos

por Redação
trump-substitui-lideranca-de-agencia-trabalhista-apos-divulgacao-de-dados-negativos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11) a nomeação do economista E.J. Antoni como novo comissário do Bureau of Labor Statistics (BLS), órgão responsável pela divulgação dos principais indicadores econômicos do país.

A decisão ocorre dez dias após a demissão de Erika McEntarfer, ex-líder da agência, acusada por Trump — sem apresentar provas — de manipular dados do mercado de trabalho.

Antoni é atualmente economista-chefe da Heritage Foundation, um think tank conservador. Sua nomeação marca uma mudança significativa na liderança do BLS, em um momento de crescente tensão sobre a confiabilidade dos dados econômicos divulgados pelo governo federal.

“Nossa economia está em expansão, e E.J. garantirá que os números divulgados sejam HONESTOS e PRECISOS”, disse Trump em sua rede social, Truth Social.

A demissão de McEntarfer foi anunciada na sexta-feira (1º), logo após a divulgação de um relatório surpreendente sobre o mercado de trabalho dos EUA.

Segundo o BLS, a economia americana criou apenas 73 mil empregos em julho, número abaixo das expectativas dos analistas. Ainda mais preocupantes foram as revisões para baixo dos meses anteriores: maio registrou apenas 19 mil novas vagas e junho, 14 mil — os piores resultados desde a pandemia de covid-19.

A taxa de desemprego também subiu, atingindo 4,2% em julho.

Em publicação na rede Truth Social, Trump justificou a demissão com críticas diretas à ex-comissária:

“Precisamos de números de emprego precisos. Ordenei à minha equipe que demitisse essa indicada política de Biden, IMEDIATAMENTE. Ela será substituída por alguém muito mais competente e qualificado.”

Trump acusou McEntarfer — nomeada pelo ex-presidente Joe Biden — de falsificar os dados de emprego. No entanto, não há evidências que sustentem as alegações de manipulação por parte do BLS, que também é responsável por compilar os índices de preços ao consumidor e ao produtor.

Donald Trump, em foto de 6 de agosto de 2025 — Foto: Reuters/Jonathan Ernst

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®