Início » Trump diz que há pessoas

Trump diz que há pessoas

por Redação
trump-diz-que-ha-pessoas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (26) que enxerga bons nomes para substituir Lisa Cook no Federal Reserve (Fed), o banco central do país. O republicano acrescentou que já tem “alguém em mente” para o posto.

“Acho que temos algumas pessoas muito boas que estamos procurando. Quero dizer, acho que talvez, em minha própria mente, eu tenha alguém”, disse Trump em uma reunião de gabinete. “Estamos lidando com muitas pessoas que, na verdade, estarão envolvidas nessa decisão.”

Nesta segunda-feira, Trump anunciou a demissão de Cook, em mais um ataque do republicano à independência do Federal Reserve. Nesta terça, o advogado da diretora do Fed afirmou que ela vai recorrer à Justiça contra a iniciativa. (saiba mais abaixo)

Nomes alinhados a Trump e embate jurídico

Na prática, caso a saída de Lisa Cook se confirme junto com a renúncia antecipada de Adriana Kugler — diretora do Fed que anunciou sua decisão no início deste mês — Trump terá espaço para indicar nomes próximos à sua agenda econômica.

Se conseguir maioria de aliados no conselho de sete membros, Trump também poderia substituir os chefes dos 12 bancos regionais do Fed, segundo o jornal britânico Financial Times. Dessa forma, ampliaria sua influência sobre os juros do país.

O jornal ressalta ainda que, de acordo com especialistas jurídicos, o governo Trump precisa comprovar a existência de “justa causa” para efetivar a demissão. Para isso, será necessário vencer um processo judicial que demonstre fraude hipotecária — o que configuraria má conduta grave.

Ataques de Trump ao Fed

Trump anunciou pelas redes sociais, nesta segunda-feira (25), a demissão de Lisa Cook. Em uma carta enviada à diretora do Fed, mencionou acusações ligadas a hipotecas e declarou não confiar na integridade da economista.

A legislação do Fed estabelece que o presidente dos Estados Unidos não tem autoridade direta para demitir membros do Conselho sem comprovação de falta grave. A decisão, inédita, amplia a ofensiva do republicano contra a independência do banco central americano.

“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, diz o comunicado.

Segundo o advogado de Cook, serão adotadas todas as medidas legais para barrar a demissão da dirigente do Fed, classificada por ele como ilegal. “Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”

O caso foi encaminhado ao Departamento de Justiça para investigação.

Donald Trump na Casa Branca — Foto: AP Photo/Evan Vucci

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®