Início » Prefeitura de Montes Claros é multada por descumprir acordo firmado para estruturar pontos de descarte de lixo

Prefeitura de Montes Claros é multada por descumprir acordo firmado para estruturar pontos de descarte de lixo

por Redação
prefeitura-de-montes-claros-e-multada-por-descumprir-acordo-firmado-para-estruturar-pontos-de-descarte-de-lixo


Foto mostra fumaça gerada em ponto de descarte de lixo, em Montes Claros
MPMG
O Ministério Público de Minas Gerais divulgou nesta segunda-feira (18) que a Prefeitura de Montes claros foi multada em R$ 200 mil por descumprir cláusulas de um acordo firmado para estruturar os pontos de descarte de lixo – conhecidos como Centros de Apoio Simplificado ao Carroceiro (Cascos).
Segundo o MPMG, a 1ª Vara Empresarial e de Fazenda Pública de Montes Claros aplicou a multa atendendo a um pedido do órgão, sendo que a decisão foi publicada dias antes de um incêndio atingir o Casco do bairro Canelas.
O fogo no local, que apresenta inadequações conforme o acordo firmado em setembro de 2022, “mobilizou o Corpo de Bombeiros por mais de cinco horas e gerou uma nuvem de fumaça que se espalhou por toda a cidade, persistindo por mais de 24 horas, causando transtornos à população e riscos à saúde pública”, conforme destacou o MPMG.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Por meio de nota, a Prefeitura informou que o processo por “suposto descumprimento de acordo” ainda está em fase de recurso e que os Cascos ainda estão em fase de licenciamento para a implantação (leia o posicionamento completo no fim da reportagem).
Bombeiros apagando incêndio em local de descarte de lixo
MPMG
“O MPMG vem adotando todas as medidas jurídicas possíveis para garantir que o município cumpra integralmente o acordo, assegurando a correta gestão dos pontos de descarte e protegendo a saúde pública e o meio ambiente. A multa, que será revertida ao Fundo Único de Meio Ambiente, reforça o compromisso institucional de dar efetividade às decisões judiciais”, destacou o promotor de Justiça Guilherme Roedel.
Assinatura do acordo
Segundo o MPMG, em julho de 2014, uma Ação Civil Pública foi ajuizada em julho de 2014, após a constatação de que os Cascos “funcionavam como verdadeiros lixões a céu aberto, sem controle, estrutura mínima ou observância às normas ambientais e sanitárias.”
Em agosto de 2017, a Justiça julgou a ação procedente. Já em setembro de 2022, o acordo para sanar as irregularidades foi firmado. Ficou estabelecido que o município deveria estruturar os pontos de forma ambientalmente correta, além de desativar locais de descarte irregular. O MPMG apontou que apenas um desses lugares foi estruturado, no bairro Ibituruna, o que ocorreu após o prazo estabelecido.
“Os demais pontos continuam funcionando como lixões a céu aberto”, ressaltou o MPMG.
Uma audiência de conciliação foi marcada para 25 de setembro. A intenção é tratar as obrigações pendentes.
Nota da Prefeitura
Leia a nota na íntegra:
“O Município de Montes Claros esclarece que com relação a multa, por suposto descumprimento de acordo, o processo ainda se encontra em fase de recurso. No tocante a implantação dos cascos, o município informa que já foi implantando o primeiro no bairro Ibituruna e que os demais estão em fase de licenciamento para a devida implantação. Importante saber que este processo trata-se de um Termo de Ajuste de Conduta , assinado em gestão anterior com o Ministério Público e não tem relação com o casco especifico, e sim com as políticas de gestão de resíduos . A atual gestão já está resolvendo a pendência do TAC e iniciou a construção do segundo Ponto Certo.”
VEJA TAMBÉM:
Moradores de Montes Claros reclamam de descarte irregular de lixo
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®