Início » Ministério Público abre inquérito para investigar Bolsonaro por associar Lula a regime do ex-ditador Bashar al-Assad

Ministério Público abre inquérito para investigar Bolsonaro por associar Lula a regime do ex-ditador Bashar al-Assad

por Redação
ministerio-publico-abre-inquerito-para-investigar-bolsonaro-por-associar-lula-a-regime-do-ex-ditador-bashar-al-assad


Polícia abre novo inquérito para investigar Bolsonaro por associar Lula a regime de Bashar al-Assad
O Ministério Público do Distrito Federal pediu à Polícia Civil para abrir um inquérito contra Jair Bolsonaro (PL) para apurar se o ex-presidente cometeu crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por associá-lo a violações de Direitos Humanos.
A suspeita é que Bolsonaro tenha publicado, em um aplicativo de mensagens, uma imagem que vincula o presidente Lula ao regime de Bashar al-Assad, ex-ditador da Síria, associando-o a execuções de pessoas LGBT+.
O caso será investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
(CORREÇÃO: O g1 errou ao informar que a Polícia Federal havia aberto um inquérito para apurar a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na verdade, no dia 7 de julho, o Ministério da Justiça pediu à PF para investigar o episódio. No entanto, após uma manifestação do Ministério Público do Distrito Federal, a investigação ficou a cargo da PCDF. A reportagem foi corrigida às 12h39).
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, havia pedido em 7 de julho para a Polícia Federal investigar o episódio. O suposto crime chegou ao conhecimento da pasta por meio da denúncia de um cidadão.
A solicitação de abertura de inquérito havia sido um procedimento protocolar. Pela lei, cabe ao ministro da Justiça pedir abertura de investigação sobre possíveis crimes contra a honra do presidente da República.
Contudo, após manifestação do Ministério Público do Distrito Federal, que reconheceu a competência da Justiça estadual para apurar o caso, a investigação ficou sob a responsabilidade da Polícia Civil de Brasília.
🔎Em dezembro de 2024, o ex-presidente Bashar al-Assad deixou Damasco após quase 25 anos no poder, em uma ofensiva rebelde relâmpago que deu início a um período de transição.
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, deixa a sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, para ir para casa devido às medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira 18 de julho de 2025.
Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro descumpriu medida cautelar de forma isolada
Reprodução/TV Globo
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Getty Images via BBC

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®