Início » Mendonça defende Judiciário livre de ativismo e critica decisões que ultrapassam a lei

Mendonça defende Judiciário livre de ativismo e critica decisões que ultrapassam a lei

por Redação
mendonca-defende-judiciario-livre-de-ativismo-e-critica-decisoes-que-ultrapassam-a-lei


André Mendonça critica ativismo judicial
Jornal Nacional
Em discurso nesta sexta-feira (22), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça falou sobre o papel do Judiciário em relação aos demais poderes e à democracia. Ele condenou o que críticos classificam como “ativismo judicial” — decisões tomadas por juízes que, segundo ele, vão além do que a legislação prevê explicitamente e podem se sobrepor a atribuições do Executivo e do Legislativo.
“O Judiciário não pode ser fator de criação e inovação legislativa. O Estado de Direito impõe autocontenção, o que se contrapõe ao ativismo judicial. O ativismo suprime, desconsidera e supera os consensos sociais estabelecidos pelos representantes periodicamente eleitos pelo verdadeiro detentor do poder, que é o povo”, afirmou Mendonça.
O ministro ressaltou que, embora caiba ao Supremo dar a palavra final em disputas jurídicas, isso não significa que a Corte possa dar a primeira e a última palavra em todos os temas.
“Essa situação passa a impressão de vivermos não em um Estado Democrático de Direito, mas em um Estado Judicial de Direito”, declarou.
Mendonça também defendeu que os juízes devem ser respeitados por suas decisões, e não temidos.
“Nós todos precisamos fazer um compromisso público de que o bom juiz tem que ser reconhecido pelo respeito, não pelo medo. Que as suas decisões gerem paz social, e não caos, incerteza e insegurança”, concluiu.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®