Início » Jornais estrangeiros repercutem plano de Bolsonaro de pedir asilo à Argentina; CONFIRA

Jornais estrangeiros repercutem plano de Bolsonaro de pedir asilo à Argentina; CONFIRA

por Redação
jornais-estrangeiros-repercutem-plano-de-bolsonaro-de-pedir-asilo-a-argentina;-confira


Jornais argentinos repercutem plano de Bolsonaro de pedir asilo
Jornais estrangeiros repercutiram, nesta quarta-feira (20), a afirmação da Polícia Federal (PF) de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha um rascunho de pedido de asilo político na Argentina.
A PF indiciou Bolsonaro e o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por suspeita de coação no curso do processo, devido a intimidações a autoridades responsáveis pela ação penal da tentativa de golpe de Estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A PF encontrou no smartphone de Bolsonaro um arquivo editável sem data e assinatura em que é pedido asilo político em regime de urgência para Bolsonaro.
Segundo a PF, o teor do documento revela que Bolsonaro, desde fevereiro de 2024, planejou atos para fugir do país, com o objetivo de impedir a aplicação de lei penal.
O presidente da Argentina, Javier Milei, não se pronunciou sobre as denúncias da PF até a publicação da última versão desta reportagem.
O g1 perguntou a uma autoridade do governo de Javier Milei se o documento chegou à Casa Rosada. “Ainda não”, disse o funcionário, que não quis se identificar.
Reprodução da notícia do ‘The New York Times’
Reprodução/NYT
“Jair Bolsonaro Planejou Pedir Asilo na Argentina, diz a Polícia Brasileira”, disse o “The New York Times”. “A polícia disse ter encontrado um pedido de asilo, endereçado ao líder da Argentina, no celular do ex-presidente brasileiro, que é acusado de planejar um golpe”.
Texto do ‘El País’ sobre Bolsonaro
Reprodução/El País
‘Bolsonaro avaliou pedir asilo político a seu aliado Milei na Argentina, segundo a polícia do Brasil”, diz o título da matéria do “El País”, da Espanha. “Investigadores pedem que o ex-presidente e seu filho Eduardo sejam indiciados por tentar coagir o tribunal que o julga”.
Repercussão no ‘The Guardian’
Reprodução/The Guardian
O “The Guardian”, da Inglaterra, deu o título: “A polícia brasileira apresenta documentos ao tribunal acusando Bolsonaro de planejar fugir para a Argentina para pedir asilo”.
‘La Nación’ noticia plano de Bolsonaro para pedir asilo na Argentino
Reprodução
“A polícia brasileira acusa Jair Bolsonaro de planejar fugir para a Argentina em busca de asilo”, diz o título de uma reportagem do jornal argentino “La Nación”. “Uma carta sem data e sem assinatura, endereçada a Javier Milei, foi encontrada no celular do ex-presidente; a polícia recomendou indiciar o ex-presidente e um de seus filhos.”
Infobae fala sobre plano de Bolsonaro de pedir asilo à Argentina
Reprodução
“Investigadores acusaram o ex-presidente brasileiro de obstrução da justiça no contexto do julgamento do líder de extrema direita por tentativa de golpe de Estado”, escreveu o site de notícias “Infobae”, nesta quarta.
‘Clarín’ repercute rascunho de pedido de asilo de Bolsonaro à Argentina
Reprodução
Já o jornal argentino “Clarín” disse que “a polícia brasileira encontrou um documento sem data em um dos celulares de Bolsonaro apreendidos durante o julgamento da tentativa de golpe, no qual o líder de extrema direita pediu asilo, declarando-se vítima de ‘perseguição’ por ‘motivos políticos'”.
Página de documento em que Bolsonaro pede asilo na Argentina achado no telefone do ex-presidente
Reprodução
Documento criado por ‘Fernanda Bolsonaro’
O relatório da Polícia Federal também apresenta os meta dados do documento de 33 páginas que indicam que o arquivo foi criado por um usuário chamado “Fernanda Bolsonaro”, que também é o último autor do documento
“Nesse sentido, é possível que o usuário em questão esteja vinculado à pessoa de Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, nora do ex-presidente e esposa do senador Flavio Nantes Bolsonaro”, diz o relatório da PF.
A Polícia Federal relembra no relatório que cerca de dois meses antes da última edição do documento, em 5 de dezembro de 2023, Bolsonaro informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que viajaria para a Argentina entre 7 e 11 de dezembro.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®