Início » Isadora Cruz lembra infecção nos rins durante gravações de ‘Guerreiros do Sol”; entenda a pielonefrite aguda

Isadora Cruz lembra infecção nos rins durante gravações de ‘Guerreiros do Sol”; entenda a pielonefrite aguda

por Redação
isadora-cruz-lembra-infeccao-nos-rins-durante-gravacoes-de-‘guerreiros-do-sol”;-entenda-a-pielonefrite-aguda


Isadora Cruz lembra crise de infecção nos rins; entenda a pielonefrite aguda
A atriz Isadora Cruz contou no Encontro com Patrícia Poeta nesta terça-feira (5) que teve uma infecção bacteriana nos rins – chamada de pielonefrite aguda – durante as gravações da novela de ‘Guerreiros do Sol’. Isadora lembra que não apresentava sintomas e de repente um dia acordou com febre de 40 °C, muita dor na lombar e precisou ficar afastada por um mês.
“As gravações eram muito intensas. Aquelas batalhas, aquelas guerras. Eu acho que meu corpo estava achando que eu estava realmente em guerra e não estava aparentando sinais de nada”, afirma Isadora.
As bactérias que causam essas infecções urinárias, geralmente vivem no nosso trato intestinal e podem acabar contaminando o canal da urina, a bexiga ou até o rim.
Essas infecções são mais frequentes em mulheres, por conta da anatomia que favorece o aparecimento desses problemas, e é comum confundir a cistite com a pielonefrite aguda, que é o caso mais grave. A infecção da pielonefrite pode se espalhar inclusive na corrente sanguínea e até provocar uma sepse, que a infecção generalizada e que pode levar à morte.
Entenda a diferença entre a cistite e a pielonefrite
Cistite: infecção urinária mais frequente, quando a bactéria contamina a bexiga e a pessoa sente muita dor ao urinar.
Pielonefrite aguda: ocorre quando a bactéria sobe o canal urinário e contamina o próprio rim, tornando-se uma infecção renal. Neste caso, a pessoa pode ter febre, dor abdominal, dor nas costas, calafrios, náuseas e vômitos. Os sintomas mais comuns são dor nas costas e febre.
O nefrologista Lúcio Requião explica o processo da pielonefrite pode começar com sintomas de cistite, como dor para urinar e aumento na frequência da urina, o que pode progredir para um quadro de pielonefrite. Mas às vezes a dor nas costas e a febre também podem ser os primeiros sintomas.
Hábitos podem reduzir o risco de ter infecção de urina:
Urinar com mais frequência (sempre que der a menor vontade)
Beber bastante água
Utilizar lenços umedecidos ou usar ducha, em vez de papel higiênico para fazer a higienização íntima
Em caso de haver um episódio de pielonefrite, é importante consultar um nefrologista para fazer uma avaliação clínica especializada.
A atriz Isadora Cruz contou no Encontro com Patrícia Poeta nesta terça-feira (5) que teve uma infecção bacteriana nos rins – chamada de pielonefrite aguda – durante as gravações da novela de ‘Guerreiros do Sol’
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
O que acontece com o corpo quando você toma pouca água?
Transplante renal entre pessoas com HIV é seguro e eficaz, aponta estudo
Uma só aula de spinning pode deixar xixi preto e levar para UTI? Entenda a rabdomiólise, efeito tóxico do exercício intenso
Beber xixi para melhorar a saúde é uma prática antiga, mas riscos superam supostos benefícios

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®