Início » Governo chama a base para discutir PEC da Blindagem, e votação deve ficar para o fim da noite

Governo chama a base para discutir PEC da Blindagem, e votação deve ficar para o fim da noite

por Gilberto Cruz
governo-chama-a-base-para-discutir-pec-da-blindagem,-e-votacao-deve-ficar-para-o-fim-da-noite

A ministra Gleisi Hoffmann (PT), das Relações Institucionais, convocou uma reunião de emergência da base do governo no Congresso na noite desta quarta-feira (27) para definir uma estratégia conjunta para a votação da Propostas de Emenda à Constituição que altera as prerrogativas em relação à imunidade parlamentar.
Gleisi Hoffmann reuniu os líderes do PT, PSB e PC do B, além dos líderes governistas, na Câmara para tratar do assunto.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que uma proposta como essa “não pode ser votada na madrugada”. “Zero chance”, disse.
A PEC pode ser votada ainda no fim da noite pelo plenário da Câmara. O projeto, que tramita desde 2021, estabelece que parlamentares não podem ser afastados do mandato por decisão judicial e que, em casos de prissão em flagrante por crime inafiançável, devem permanecer sob custódia da Câmara ou do Senado até que o plenário delibere sobre a prisão.
O novo texto, relatado pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), ainda não é conhecido pelos líderes partidários, mas será apresentado agora à noite para líderes partidários.
Mesmo deputados da oposição admitiram não conhecer o novo texto, mas afirmaram que há força para o projeto prosseguir na Casa. Eles afirmam que o momento pede uma resposta do Congresso ao Judiciário em relação às prerrogativas parlamentares. Mais cedo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que a proposta atende ao “espírito da Casa” no momento e que não se trata de uma retaliação ao judiciário.
Interlocutores afirmaram que o relator passou toda a tarde na Residência Oficial da Presidência da Câmara finalizado ajustes ao texto.
O texto da PEC da Blindagem, como ficou conhecida, começou a ser discutido em 2021, ainda na gestão do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). A proposta foi apresentada pelo deputado e atual ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA). Neste mês, Hugo Motta retomou a tramitação da peça.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®