Início » Gás Natural: país tem mais empresas; estrutura e regulação inibe queda de preço

Gás Natural: país tem mais empresas; estrutura e regulação inibe queda de preço

por Redação
gas-natural:-pais-tem-mais-empresas;-estrutura-e-regulacao-inibe-queda-de-preco

O número de empresas autorizadas a comercializar gás natural cresceu, em média, 15% ao ano desde 2021. Os dados são do Observatório do Gás Natural, iniciativa que reúne ministérios, instituições de pesquisa e sociedade civil lançada nesta segunda-feira (25).

👉🏿 O número de empresas que fazem o transporte do gás também figura em tendência de alta, com aumento de 19% ao ano.

🔎 O mercado de gás natural no Brasil passa por um processo de abertura gradual desde a implementação da Nova Lei do Gás, em 2021. Nesse período, a presença da Petrobras nos contratos de longo prazo com distribuidoras recuou de 100% para 69% até o fim de 2024.

No entanto, o setor ainda enfrenta desafios como concentração de mercado, entraves regulatórios e limitações de infraestrutura.

Decreto pretende fomentar cadeia de petróleo e gás natural em Sergipe — Foto: ASN

“Apesar dos avanços na abertura do mercado de gás, a gente ainda paga mais caro. A gente paga cerca de R$ 43 por milhão de BTUs (medida internacional) mais que nos Estados Unidos, por exemplo, isso impacta a nossa competitividade. Isso se a gente pensar em termos de Custo Brasil, representam quase R$ 2,5 bilhões de Custo Brasil que as empresas pagam por um gás mais caro”, afirma Andrea Macera, secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC.

O crescimento mais expressivo se mostra com o mercado livre. Os chamados consumidores livres, grandes empresas que compram gás diretamente, sem intermediários, cresceram em média 70% ao ano.

“Ainda que haja crescimento no número de agentes, a concorrência real não se concretizou […] As barreiras são regulatórias, operacionais e comerciais”, avalia Rogério Caiuby, conselheiro executivo do Movimento Brasil Competitivo, que divide a formulação do observatório com o Ministério do Desenvolvimento (MDIC), o de Minas e Energia (MME) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Outras barreiras

Macera destaca a Nova Lei do Gás fez o mercado avançar, mas ainda é preciso regulamentar a legislação para corrigir “assimetrias regionais”. Segundo a secretaria, o preço médio do gás na região nordeste é 20% mais barato do que no sudeste.

“A causa disso são as diferentes regulações nos estado. Alguns estados exigem, por exemplo, um consumo grande de gás para que a empresa migre para o Mercado Livre de gás, onde ela pode buscar fornecedores”, explica.

Tubulação de gás natural em estação da Petrobrás em Alagoas — Foto: Assessoria

De acordo com a secretária, isso pode afetar pequenas e médias empresas que podem não atingir o nível mínimo de consumo de gás exigido para a migração.

Em outra frente, Macera destaca que existe a necessidade de aumentar investimentos na malha de gasoduto e terminais de regaseificação – consideradas infraestruturas essenciais.

“Não basta produzir gás. Você extrai a molécula do gás, mas precisa transportar via dutos, precisa fazer chegar, fazer o transporte, tem que ter os terminais onde você faz o tratamento do gás, precisa depois fazer a distribuição, que é o gás canalizado que vai chegar para as empresas, aos consumidores”, analisa.

Aperfeiçoamento com dados

Com o intuito de sistematizar informações sobre o mercado de gás no país e promover mais agilidade no momento de tomada de decisão, o Observatório do Gás Natural reúne dados oficiais sobre o setor.

Com mais informações técnicas disponíveis, a expectativa do governo é que os custos envolvidos na comercialização de gás natural seja reduzido. Além disso, será possível diagnosticar o momento do mercado em diferentes estados.

Dividido em sete módulos, o observatório contém informações de:

  • oferta e demanda;
  • transporte;
  • distribuição;
  • comercialização;
  • regulação;
  • escoamento; e
  • processamento e indicadores de abertura.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®