Início » Fed diz que Lisa Cook e diretores só podem ser afastados

Fed diz que Lisa Cook e diretores só podem ser afastados

por Redação
fed-diz-que-lisa-cook-e-diretores-so-podem-ser-afastados

Em nota oficial, a instituição ressaltou que os diretores do Fed têm mandatos longos e fixos, e só podem ser afastados pelo presidente dos EUA “por justa causa”, conforme estabelece o Federal Reserve Act — a lei de 1913 que criou o banco central americano.

Segundo o comunicado, essas garantias legais são consideradas salvaguardas essenciais para preservar a independência da política monetária.

“Mandatos prolongados e proteções contra demissões arbitrárias asseguram que as decisões do Fed sejam baseadas em dados, análise econômica e nos interesses de longo prazo do povo americano”, afirmou o Fed.

A nota também informa que Lisa Cook, por meio de seu advogado, pretende contestar judicialmente qualquer tentativa de afastá-la. O Fed afirmou que continuará exercendo suas funções conforme previsto em lei e que, como de costume, respeitará qualquer decisão judicial.

A manifestação ocorre em meio a tensões entre a Casa Branca e o banco central. Trump tem intensificado ataques à instituição, que atua de forma independente, em tentativas de pressionar por uma redução na taxa básica de juros do país.

Lisa Cook, diretora do Fed. — Foto: reuters

Ataques de Trump ao Fed

Trump anunciou pelas redes sociais, na segunda-feira (25), a demissão de Lisa Cook. Em uma carta enviada à diretora do Fed, ele mencionou acusações ligadas a hipotecas e declarou não confiar na integridade da economista.

A legislação do Fed estabelece que o presidente dos EUA não tem autoridade direta para demitir membros do Conselho sem comprovação de falta grave. A decisão, inédita, amplia a ofensiva do republicano contra a independência do banco central americano.

“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, diz o comunicado.

Segundo o advogado de Cook, serão adotadas todas as medidas legais para barrar a demissão da dirigente do Fed, classificada por ele como ilegal. “Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”

O caso foi encaminhado ao Departamento de Justiça para investigação.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®