Início » Em rascunho de asilo a Milei, Bolsonaro pedia ‘urgência’ e dizia esperar ser preso em breve

Em rascunho de asilo a Milei, Bolsonaro pedia ‘urgência’ e dizia esperar ser preso em breve

por Redação
em-rascunho-de-asilo-a-milei,-bolsonaro-pedia-‘urgencia’-e-dizia-esperar-ser-preso-em-breve


Sadi: Defesa de Bolsonaro diz que asilo na Argentina foi ‘sugestão’
No rascunho de pedido de asilo político para a Argentina, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pede urgência na apreciação do pedido ao presidente argentino, Javier Milei. No texto, o presidente também dizia que esperava ser preso em breve.
🔎A Polícia Federal (PF) indiciou na quarta-feira (20) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suspeita de coação no curso do processo, devido a intimidações a autoridades responsáveis pela ação penal da tentativa de golpe de Estado (leia mais abaixo).
Durante as investigações, a PF encontrou no telefone de Jair Bolsonaro um documento com um rascunho de pedido de asilo político na Argentina.
“Eu, Jair Messias Bolsonaro, solicito a vossa excelência asilo político na República da Argentina, em regime de urgência, por eu me encontrar na situação de perseguido político no Brasil, por temer por minha vida, vindo a sofrer novo atentado político, uma vez que não possuo hoje a proteção necessária que se deve dar a um ex-chefe de Estado, bem como por estar na iminência de ter minha prisão decretada, de forma injusta, ilegal, arbitrária e inconstitucional pelas próprias autoridades públicas que promovem a perseguição contra mim, diretamente da mais alta Corte do Poder judiciário brasileiro”, diz o texto.
Arquivo – Bolsonaro (PL) (D), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) (E) e Silas Malafaia, participam de ato na Avenida Paulista, em São Paulo
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
A defesa de Jair Bolsonaro afirmou ao blog de Andréia Sadi que o pedido foi uma “sugestão” recebida pelo ex-presidente em fevereiro de 2024, posteriormente descartada.
Segundo a PF, o teor do documento – apreendido em formato digital e sem a assinatura física de Bolsonaro – revela que Bolsonaro, desde fevereiro de 2024, planejou atos para fugir do país para impedir a aplicação de lei penal.
Página de documento em que Bolsonaro pede asilo na Argentina achado no telefone do ex-presidente
Reprodução
Documento criado por ‘Fernanda Bolsonaro’
O relatório da Polícia Federal também apresenta os meta dados do documento de 33 páginas que indicam que o arquivo foi criado por um usuário chamado “Fernanda Bolsonaro”, que também é o último autor do documento
“Nesse sentido, é possível que o usuário em questão esteja vinculado à pessoa de Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, nora do ex-presidente e esposa do senador Flavio Nantes Bolsonaro”, diz o relatório da PF.
A Polícia Federal relembra no relatório que cerca de dois meses antes da última edição do documento, em 5 de dezembro de 2023, Bolsonaro informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que viajaria para a Argentina entre 7 e 11 de dezembro.
“Os elementos informativos encontrados indicam, portanto, que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha em sua posse documento que viabilizaria sua evasão do Brasil em direção à República Argentina, notadamente após a deflagração de investigação pela Polícia Federal com a identificação de materialidade e autoridade delitiva quanto aos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito por organização criminosa”, diz o relatório.
Eduardo e Bolsonaro indiciados
A PF indiciou Bolsonaro e Eduardo por coação no curso do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado.
A investigação aponta que ambos atuaram para pressionar autoridades do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional para interferir no processo que julga a tentativa de golpe de Estado em que Jair Bolsonaro já é réu.
O relatório da PF reúne mensagens e áudios recuperados dos celulares de Bolsonaro, que haviam sido apagados.
Segundo os investigadores, o conteúdo revela uma articulação para coagir ministros do STF e influenciar decisões judiciais e políticas. Entre os elementos analisados, destaca-se a atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, onde buscava apoio do governo Trump para aplicar sanções contra autoridades brasileiras, especialmente o ministro Alexandre de Moraes.
Arquivo – Bolsonaro, tendo ao fundo seu filho, Eduardo Bolsonaro, em conversa com a imprensa na portaria do Palácio da Alvorada
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
As mensagens também indicam que Eduardo Bolsonaro pediu ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se apressasse em manifestações de apoio ao então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Nos diálogos, Eduardo demonstra preocupação de que o republicano “vire as costas” ao Brasil e “passe para a próxima”, caso não recebesse um gesto público de Jair Bolsonaro.
Em uma das conversas, Eduardo afirma que a “anistia light” não seria suficiente e que o apoio dos EUA cessaria se a medida fosse aprovada.
“Temos que decidir entre ajudar o Brasil, brecar o STF e resgatar a democracia OU enviar o pessoal que esteve num protesto que evoluiu para uma baderna para casa num semiaberto”, dizia a mensagem.
O pastor Silas Malafaia, aliado da família Bolsonaro, também foi alvo da PF. Embora não tenha sido indiciado, teve seu celular e passaporte apreendidos. Segundo a PF, Malafaia atuava como líder na campanha de ataques aos ministros do STF, em ações que se assemelham às de milícias digitais.
🔎O indiciamento não significa condenação. Agora, o relatório será encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que poderá apresentar denúncia formal, solicitar novas diligências ou arquivar o caso. Caso uma possível denúncia seja aceita pelo STF, os indiciados se tornarão réus e o processo seguirá para julgamento.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®