Início » É #FAKE que embaixador americano desembarcou no Brasil para fiscalizar aplicação da Lei Magnitsky; foto foi criada com IA

É #FAKE que embaixador americano desembarcou no Brasil para fiscalizar aplicação da Lei Magnitsky; foto foi criada com IA

por Redação
e-#fake-que-embaixador-americano-desembarcou-no-brasil-para-fiscalizar-aplicacao-da-lei-magnitsky;-foto-foi-criada-com-ia


É #FAKE que embaixador americano Richard Grenell chegou hoje em Brasília para fiscalizar a aplicação da Lei Magnitsky
Reprodução
Circula nas redes sociais um afirmando que o embaixador americano Richard Grenell “chegou hoje em Brasília para fiscalizar a aplicação da Lei Magnitsky, principalmente nos bancos”. É #FAKE.
selo fake
g1
⚠️ Como é a publicação falsa?
Nesta quinta-feira (14), perfis no X postaram uma foto criada com inteligência artificial (IA) mostrando de um homem de terno logo após o desembarque de um avião com a inscrição “United States” na fuselagem.
Um desses posts, que teve mais de 80 mil visualizações e depois foi excluído, afirmou falsamente na legenda: “O embaixador americano Richard Grenell chegou hoje em Brasília para fiscalizar a aplicação da Lei Magnitsky, principalmente nos bancos”.
Um outro post que divulgou a mesma imagem disse: “Chegou ao Brasil hoje, em um jato Americano, o Embaixador Richard Grenell (conhecido como o Executor). Não veio para assumir a EMBAIXADA dos EUA, Sua agenda é específica: irá se reunir com o Presidente do Banco Central, o Diretor da Agência Reguladora de Transações Bancárias”.
No governo de Donald Trump, Grenell cumpre a função de enviado a missões especiais – em 31 de janeiro, por exemplo, viajou para a Venezuela e se reuniu com o presidente Nicolás Maduro. Antes, foi chefe da Agência de Inteligência Nacional dos EUA e embaixador na Alemanha.
O conteúdo mentiroso com a imagem fake do suposto desembarque de Grenell no Brasil compartilhado 15 dias após o governo americano sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a Lei Magnitsky.
Trata-se de sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos – a medida é chamada de “pena de morte financeira”. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, mencionou diretamente uma suposta “caça às buxas” tendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como alvo.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
O Fato ou Fake submeteu a suposta foto do embaixador americano Richard Grenell à ferramenta Hive Moderation, que detecta conteúdos criados por IA. Resultado da análise: 99,9% probabilidade de a imagem ter sido gerada com esse recurso (veja abaixo).
O detector de inteligência artificial Hive Moderation aponta probabilidade de 99,9% de a imagem ter sido gerada com inteligência artificial.
Reprodução
Também foi feita uma busca pelo nome do embaixador Richard Grenell na aba notícias do Google. A pesquisa não apontou qualquer registro recente de chegada dele ao Brasil – nem relatos que confirmem as alegações contidas na mensagem falsa.
Além disso não há qualquer menção nos perfis de Grenell no X e no Instagram.
É #FAKE que embaixador americano Richard Grenell chegou hoje em Brasília para fiscalizar a aplicação da Lei Magnitsky
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
O vídeo mentiroso foi publicado no X nesta quarta-feira (13) e alcançou mais de 106 mil visualizações. A cena a
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®