Início » DO CAMPO PARA A ESCOLA

DO CAMPO PARA A ESCOLA

por Redação
do-campo-para-a-escola


A Prefeitura de Montes Claros foi contemplada nesta semana com o prêmio Executores do PNAE, na categoria Execução Monetária, por ficar em 3º lugar no Estado e em primeiro no norte de Minas na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
A premiação foi recebida pelo prefeito Guilherme Guimarães durante o 2º Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Para se destacar entre as melhores cidades do estado, o município vem se fortalecendo ao longo dos anos através da ampliação da capacidade de aquisição de alimentos. Somente em 2025, até a segunda quinzena de julho, o município já atendeu a 122 escolas, Cemeis e escolas conveniadas da zona urbana e rural, beneficiando cerca de 35 mil alunos.
Ao todo já foram adquiridas 338 toneladas de produtos, com um investimento de R$2.520.982,36. Atualmente o município conta com cerca de 380 produtores da agricultura familiar cadastrados como fornecedores para a aquisição de alimentos. A compra dos alimentos de produtores de todas as regiões do município favorece o desenvolvimento da economia local.
O investimento na agricultura familiar fortalece os pequenos produtores e garante a manutenção de seus modos de vida. É importante destacar que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na segurança alimentar, sendo responsável por grande parte dos alimentos consumidos no país.
O PNAE ADQUIRE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR, FOMENTANDO A PROSPERIDADE NO CAMPO
Fábio Marçal e Mauro Fernando/SECOM-PMMC
PNAE – O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma política pública que visa garantir a oferta de alimentação saudável e adequada aos alunos da educação básica da rede pública. Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo FNDE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser investidos na aquisição de alimentos diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas, as comunidades quilombolas e os grupos formais e informais de mulheres.
O PROGRAMA GARANTE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA MESA DOS ESTUDANTES
Fábio Marçal e Mauro Fernando/SECOM-PMMC

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®