A Prefeitura de Montes Claros foi contemplada nesta semana com o prêmio Executores do PNAE, na categoria Execução Monetária, por ficar em 3º lugar no Estado e em primeiro no norte de Minas na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
A premiação foi recebida pelo prefeito Guilherme Guimarães durante o 2º Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Para se destacar entre as melhores cidades do estado, o município vem se fortalecendo ao longo dos anos através da ampliação da capacidade de aquisição de alimentos. Somente em 2025, até a segunda quinzena de julho, o município já atendeu a 122 escolas, Cemeis e escolas conveniadas da zona urbana e rural, beneficiando cerca de 35 mil alunos.
Ao todo já foram adquiridas 338 toneladas de produtos, com um investimento de R$2.520.982,36. Atualmente o município conta com cerca de 380 produtores da agricultura familiar cadastrados como fornecedores para a aquisição de alimentos. A compra dos alimentos de produtores de todas as regiões do município favorece o desenvolvimento da economia local.
O investimento na agricultura familiar fortalece os pequenos produtores e garante a manutenção de seus modos de vida. É importante destacar que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na segurança alimentar, sendo responsável por grande parte dos alimentos consumidos no país.
O PNAE ADQUIRE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR, FOMENTANDO A PROSPERIDADE NO CAMPO
Fábio Marçal e Mauro Fernando/SECOM-PMMC
PNAE – O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma política pública que visa garantir a oferta de alimentação saudável e adequada aos alunos da educação básica da rede pública. Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo FNDE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser investidos na aquisição de alimentos diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas, as comunidades quilombolas e os grupos formais e informais de mulheres.
O PROGRAMA GARANTE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA MESA DOS ESTUDANTES
Fábio Marçal e Mauro Fernando/SECOM-PMMC
Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®