Início » CPI mista do INSS começa a funcionar no Congresso

CPI mista do INSS começa a funcionar no Congresso

por Redação
cpi-mista-do-inss-comeca-a-funcionar-no-congresso


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes e desvios na Previdência Social abriu os trabalhos na manhã desta quarta-feira (20).
Criada em junho pelo Congresso, a CPI mista vai apurar um esquema de desvios em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), o total desviado pode chegar a R$ 6,3 bilhões.
Os membros do colegiado vão eleger, ainda nesta manhã, o presidente da CPI. O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), indicou o senador Omar Aziz (PSD-AM) para o cargo. Membros da oposição criticam a escolha
CPI mista sobre fraudes no INSS será instalada hoje
Após a eleição do presidente, caberá a ele indicar o relator dos trabalhos. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou um correligionário para a função: o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). Caberá ao escolhido elaborar o relatório com as conclusões do colegiado, que pode contemplar pedidos de indiciamento.
A comissão tem duração prevista de até seis meses, com a possibilidade de prorrogação do prazo. Serão 32 parlamentares titulares (16 deputados e 16 senadores). O PT e o PL terão as maiores representações, com quatro congressistas cada.
Ao g1, Ricardo Ayres afirmou que espera presentar o cronograma de trabalho apenas na próxima terça-feira (26). O relator adiantou, no entanto, que defenderá ampliar a investigação para fraudes em empréstimos consignados de aposentados e pensionistas.
Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Aprofundar conclusões
O objetivo central da CPI mista será aprofundar as conclusões da PF e da CGU sobre os desvios em benefícios do INSS.
Investigações apontam que associações e entidades desviaram dinheiro de beneficiários da Previdência a partir de cobranças mensais não autorizadas — os chamados descontos associativos.
De acordo com a PF, as entidades não tinham capacidade operacional para atender e oferecer recursos aos beneficiários prejudicados pelos descontos. Cadastros forjados também foram utilizados para validar os descontos.
Antes defensora da CPI, a oposição agora critica as escolhas para os cargos de comando do colegiado e diz temer que a comissão termine sem grandes desdobramentos.
Parlamentares do grupo avaliam, no entanto, que a investigação ainda pode desgastar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente com a possibilidade de a CPI mirar o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) — ligado ao irmão do petista, Frei Chico.
Por outro lado, antes contrária, a base governista escalou parlamentares considerados experientes e espera conseguir ampliar a apuração dos desvios para períodos anteriores ao governo Lula.
Composição
A CPI mista será composta por 32 parlamentares titulares e 32 suplentes. Câmara e Senado terão igual número de ocupantes — 16 titulares e 16 suplentes para cada lado.
Senado (16 titulares):
Eduardo Braga (MDB-AM)
Renan Calheiros (MDB-AL)
Carlos Viana (Podemos-MG)
Styvenson Valentim (PSDB-RN)
Omar Aziz (PSD-AM)
Eliziane Gama (PSD-MA)
Cid Gomes (PSB-CE)
Jorge Seif (PL-SC)
Izalci Lucas (PL-DF)
Eduardo Girão (Novo-CE)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Fabiano Contarato (PT-ES)
Leila Barros (PDT-DF)
Tereza Cristina (PP-MS)
Damares Alves (Republicanos-DF)
Dorinha Seabra (União-TO)
Câmara (16 titulares):
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Fernanda (PL-MT)
Adriana Ventura (Novo-SP)
Paulo Pimenta (PT-RS)
Alencar Santana (PT-SP)
Sidney Leite (PSD-AM)
Ricardo Ayres (Republicanos-TO)
Romero Rodrigues (Podemos-PB)
Mário Heringer (PDT-MG)
Beto Pereira (PSDB-MS)
Bruno Farias (Avante-MG)
Marcel van Hattem (Novo-RS)
Alfredo Gaspar (União-AL)
Duarte Jr. (PSB-MA)
Rafael Brito (MDB-AL)
Julio Arcoverde (PP-PI)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®