Início » Como o presidente do STF é escolhido, e por que a idade determina o rodízio? Entenda o sistema

Como o presidente do STF é escolhido, e por que a idade determina o rodízio? Entenda o sistema

por Redação
como-o-presidente-do-stf-e-escolhido,-e-por-que-a-idade-determina-o-rodizio?-entenda-o-sistema


Como funciona a eleição para presidente do STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, nesta quarta-feira (13), a eleição para escolher o novo presidente e vice-presidente da Corte. A votação é simbólica, já que tradicionalmente os cargos são ocupados pelos integrantes mais antigos.
A posse dos eleitos deve acontecer no fim de setembro, logo após o encerramento do mandato do atual presidente, Luís Roberto Barroso, no dia 28.
Como funciona a escolha
Eleição ocorre por voto secreto, por meio de um sistema eletrônico.
Escolha ocorre no mês anterior ao do fim do mandato do atual presidente.
É necessária a presença de, no mínimo, 8 ministros. É eleito quem obtém a maioria dos votos.
A posse ocorre em data e horário marcados no dia da eleição. Como o mandato de Barroso termina no dia 28 de setembro, os novos presidente e vice-presidente devem ser empossados na sequência.
Tradição e eleição simbólica
Eleição é simbólica e segue tradição de antiguidade
O presidente é o ministro mais antigo que ainda não exerceu a função.
O vice-presidente é o segundo mais antigo, pelo mesmo critério
Não se sabe quando exatamente, a tradição começou a existir. E também não há registros de que ela não tenha sido seguida. Por isso, já existe uma previsão de quem deverá ocupar os cargos.
Assim, o atual vice-presidente, Edson Fachin, deve assumir a presidência, e Alexandre de Moraes, que ocupa vaga na Primeira Turma, deve ser o novo vice.
LEIA TAMBÉM: Eleição nesta quarta define o novo comando do STF; posse deverá ocorrer em setembro
Ministros Fachin e Alexandre de Moraes devem se tornar presidente e vice-presidente do STF.
Reprodução
Edson Fachin foi indicado para o Supremo pela então presidente Dilma Rousseff, em 14 de abril de 2015. Ele ocupou a vaga deixada pela aposentadoria de Joaquim Barbosa.
Já Alexandre de Moraes foi nomeado ministro depois da indicação de Michel Temer, após a morte de Teori Zavascki em um acidente aéreo, em 2017.
LEIA TAMBÉM: Relatório dos EUA sobre direitos humanos usa táticas de fake news para justificar ações ilegais de Trump contra o Brasil
Mudanças na composição
Com a ida de Fachin para a Presidência, ele deixará a Segunda Turma, abrindo espaço para Barroso integrar o colegiado. A Primeira Turma, onde está Moraes, manterá a mesma formação.
A Primeira Turma é a responsável pelo julgamento da trama golpista, cuja fase de alegações finais das defesas se encerra nesta quarta-feira.
Papel do presidente do STF
O presidente do Supremo define a pauta de julgamentos, representa a Corte perante os outros Poderes e comanda a gestão administrativa. Também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®