Início » Caxumba causa ‘bumbum gaveta’? Entenda o que disse Rodrigo Faro e saiba o essencial sobre a doença

Caxumba causa ‘bumbum gaveta’? Entenda o que disse Rodrigo Faro e saiba o essencial sobre a doença

por Redação
caxumba-causa-‘bumbum-gaveta’?-entenda-o-que-disse-rodrigo-faro-e-saiba-o-essencial-sobre-a-doenca


Rodrigo Faro mostra enchimento no bumbum durante a Dança dos Famosos
Reprodução
O apresentador Rodrigo Faro revelou, neste domingo (10), durante a Dança dos Famosos, que usa enchimento no bumbum por conta de uma sequela causada pela caxumba que teve na infância.
Após Fernanda Paes Leme entregar o amigo, Faro precisou abaixar as calças para mostrar o adereço e contou:
“Quando eu era mais novo, eu tive caxumba, então tenho que usar uma proteção para não correr nenhum risco. E realmente é um artifício que eu uso já há muito tempo, porque eu nasci com o bumbum gaveta”, explicou Faro.
O público e a bancada de jurados se divertiram com a revelação. Mas, deixando as piadas de lado, o g1 foi investigar as possíveis sequelas da caxumba.
Siga o canal do g1 Bem-Estar no WhatsApp
A doença é causada por um vírus e transmitida por secreções respiratórias e saliva. Já a transmissão indireta é menos frequente, mas pode ocorrer pelo contato com objetos e utensílios contaminados com secreção do nariz e boca.
Graças à cobertura vacinal desde a década de 1980, a caxumba não é mais tão comum como no passado.
O infectologista e professor da UERJ Marcos Lago explicou que, como Faro nasceu em 1973, provavelmente não foi vacinado contra a caxumba na infância. Por isso, ele pode ter tido uma complicação semelhante à da poliomielite, que envolve a inflamação de um grupo específico de nervos, levando à atrofia muscular.
Essa possível complicação, apesar de ser considerada rara por infectologistas, foi citada em um estudo de 1960 publicado na revista científica “Pediatrics”.
Lago destaca que o vírus da caxumba costuma afetar tecidos específicos do corpo, sendo o principal a glândula salivar (parótida), localizada ao lado da orelha. Além disso, pode atingir também o testículo, o pâncreas e o sistema nervoso central.
Segundo o médico, a meningite decorrente da caxumba não é grave (benigna) e geralmente não deixa sequelas. Quando acomete o testículo, pode provocar inflamação, mas é muito raro que crianças desenvolvam infertilidade na vida adulta por causa da doença. Esse risco é maior quando a infecção ocorre já na fase adulta.
Saiba mais sobre a doença
Em alguns casos, a caxumba é assintomática. Quando apresenta sintomas, os mais comuns são:
Dor e inchaço nas glândulas salivares (parótidas)
Febre
Dor de cabeça
Cansaço
Falta de apetite
O período de incubação (até o aparecimento dos sintomas) é de 12 a 25 dias, sendo, em média, 16 a 18 dias, segundo o Ministério da Saúde.
Já o período de transmissibilidade da doença varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas.
O vírus da caxumba ainda pode ser encontrado na urina até 14 dias após o início da doença.
O tratamento envolve repouso e medidas para aliviar os sintomas. A recuperação costuma levar cerca de duas semanas.
O diagnóstico é clínico, mas, em estudos e investigações epidemiológicas, podem ser feitos exames de sangue.
O vírus da caxumba não gera imunidade tão forte quanto os da rubéola e do sarampo, sendo possível — embora raro — contrair a doença mais de uma vez.
A vacina Tríplice Viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola (a Treta Viral adiciona a proteção contra varicela (catapora)) e é recomendada a partir dos 12 meses de idade, em duas doses.
Após a segunda dose, a proteção varia de 80% a 90% contra o vírus. Lago explica que, ao nascer, o bebê recebe anticorpos da mãe, mas eles desaparecem completamente por volta dos 12 meses, quando a imunização costuma ser feita.
Outras possíveis — e raras — complicações
Dor nas juntas
Ataxia (distúrbio que afeta a coordenação dos movimentos)
Paralisia facial
Pancreatite
Alterações cardíacas
Alterações na função renal
Tireoidite
Mastite (inflamação do tecido mamário)
Queda das plaquetas
Como evitar a caxumba?

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®