Início » Alívio no bolso e resposta a tarifaço fazem Lula ter a melhor avaliação desde janeiro, diz Felipe Nunes

Alívio no bolso e resposta a tarifaço fazem Lula ter a melhor avaliação desde janeiro, diz Felipe Nunes

por Redação
alivio-no-bolso-e-resposta-a-tarifaco-fazem-lula-ter-a-melhor-avaliacao-desde-janeiro,-diz-felipe-nunes

A percepção de queda no preço dos alimentos por parte dos brasileiros e a resposta o tarifaço de Donald Trump levaram o presidente Lula (PT) a ter a melhor avaliação desde janeiro, afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest.
Pesquisa encomenada pela Genial Investimentos e divulgada pela consultoria nesta quarta-feira (20) mostra que o petista segue mais desaprovado (51%) que aprovado (43%). A diferença entre esses dois grupos, entretanto, que já foi de 17 pontos, caiu para cinco.
O que pode explicar essa melhora na popularidade do governo, especialmente no Nordeste e na população de renda baixa?
“É o supermercado, estúpido! Depois de mais de um ano e meio, a parcela de brasileiros que percebe alta no preço dos alimentos caiu para perto de 60%. Esse alívio no bolso impulsionou a popularidade do governo, sobretudo entre os mais pobres”, afirma Felipe Nunes.
A pesquisa mostra que diminuiu a parcela dos que acham que o preço dos alimentos subiu (de 76% para 60%) e cresceu e a dos acham que o preço caiu (de 8% para 18%).
A percepção sobre o poder de compra também é melhor (caiu de 80% para 70% os que acham que está menor e subiu de 11% para 16% os que acham que está maior). Agora, há um empate entre os que acham que a economia vai piorar e os que acham que vai melhorar (40%). Antes, mais pessoas achavam que ia piorar.
Segundo Nunes, a sensação de melhora nos preços dos alimentos vem sendo sentida em todas as regiões do país desde o começo do ano. Mas agora, sem as crises do PIX e do INSS, produzem efeitos mais acentuados e percebidos na popularidade do governo.
“Outro fator decisivo para a melhora na aprovação do governo foi a postura de Lula diante do tarifaço imposto por Trump ao Brasil. Para 48% dos brasileiros, Lula e o PT estão se saindo melhor nesse embate contra os EUA, enquanto apenas 28% defendem Bolsonaro e seus aliados”, diz Nunes.
Na avaliação dos brasileiros, Lula é quem está se saindo melhor diante do tarifaço de Trump (-2); em seguida estão Tarcisio (-11), Ratinho Jr (-11) e Haddad (-12). Os piores desempenhos ficaram para Jair Bolsonaro (-31) e seu filho, Eduardo (-31).

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®