Início » Alckmin e Tebet no México buscam alternativas ao tarifaço dos EUA

Alckmin e Tebet no México buscam alternativas ao tarifaço dos EUA

por Redação
alckmin-e-tebet-no-mexico-buscam-alternativas-ao-tarifaco-dos-eua

A visita ocorre em meio ao impacto do tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, com alíquota extra de 50% sobre exportações.

Na comitiva brasileira vão embarcar também empresários que visam exportar para o Mèxico.

Foco da viagem

O México é um dos principais compradores de carne do Brasil e tem ampliado a compra de outros produtos brasileiros.

O país também sofre com tarifas adicionais impostas pelos EUA e busca diversificar parceiros.

A agenda inclui encontro com a presidente mexicana Claudia Sheinbaum, de orientação de esquerda, com quem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já manteve conversas prévias.

O Brasil tem superávit comercial na relação com o México, e a expectativa é expandir o fluxo de bens em áreas como biocombustíveis, energia, saúde e agroindústria.

Geraldo Alckmin durante anúncio de plano de socorro a empresas afetadas pelo tarifaço de Trump — Foto: Reprodução/Youtube

O que Alckmin tem dito

No sábado (23), em São Paulo, Alckmin afirmou que trabalha “permanentemente” para derrubar as tarifas impostas pelos Estados Unidos.

“Se depender de nós, o tarifaço acaba amanhã. O trabalho é esse: diálogo e negociação. Entendemos que tem espaço para ter mais produtos excluídos e para ter uma alíquota mais baixa”, declarou.

Ele citou medidas já adotadas, como a exclusão de produtos derivados de aço e alumínio da tarifa de 50%, passando a pagar a mesma taxa aplicada ao restante do mundo, o que, segundo o vice, melhora a competitividade de setores como máquinas, retroescavadeiras e motocicletas.

Além disso, o governo aumentou de R$ 30 bilhões para R$ 40 bilhões a linha de crédito do BNDES para empresas exportadoras atingidas.

Contexto

O governo brasileiro tem defendido uma estratégia dupla: negociar diretamente com os EUA para reduzir o impacto das tarifas e abrir novos mercados em países que buscam alternativas semelhantes, como o México.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®