Início » Ala do centrão defende Ciro Gomes como vice de Tarcísio em 2026

Ala do centrão defende Ciro Gomes como vice de Tarcísio em 2026

por Redação
ala-do-centrao-defende-ciro-gomes-como-vice-de-tarcisio-em-2026


Ciro Gomes (PDT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Montagem/g1
Integrantes do centrão ouvidos pelo blog passaram a defender nos últimos dias uma dobradinha de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, com Ciro Gomes (PDT) para a chapa presidencial de 2026.
Atualmente, Gomes está filiado ao centro-esquerdista PDT, partido da base aliada do presidente Lula (PT), e que comanda o Ministério da Previdência Social.
Segundo o blog apurou, a avaliação entre lideranças do centrão, como o União Brasil, é de que a crise do tarifaço afasta a família Bolsonaro da chapa presidencial e o melhor seria a construção de uma chapa sem integrante da família.
Aliados mais radicais de Bolsonaro querem emplacar um familiar, mas reconhecem que a situação está cada vez mais complicada devido à crise escalando com o tarifaço e investigações no STF.
Já dentro do PP, Ciro Gomes tem resistência porque ala do partido quer emplacar Ciro Nogueira na vice de Tarcísio em 2026.
Ciro foi ao evento do PP e União Brasil nesta semana, de olho em apoios para 2026. O plano do centrão é o seguinte: dar apoio a Ciro para candidato do governo do Ceará e, depois, o ex-presidenciável se filiar ao União Brasil para disputar a vice numa chapa com Tarcísio.
A leitura é de que essa aliança daria mais força ao governador paulista no Nordeste. Outro partido com o qual Ciro Gomes conversa é o PSDB.
PF indiciou Bolsonaro por coação em 20 de agosto
Na noite de ontem, quarta-feira (20), a PF formalizou o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação de autoridades. A conclusão faz parte da investigação que apura tentativas de pressão sobre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso amplia o desgaste político do ex-presidente e reforça a avaliação de líderes do centrão de que a presença da família Bolsonaro em uma chapa de 2026 se tornou cada vez mais improvável.
Quaest: Lula lidera em cenário sem Bolsonaro; Tarcísio e Ciro vêm na sequência
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (21) mostra ainda que, em um cenário de segundo turno sem Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula (PT) lidera com 32% das intenções de voto. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em segundo lugar, com 17%, e Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 11%.
Outro dado relevante é a taxa de rejeição. Bolsonaro é o mais rejeitado entre os nomes testados, com 57%, seguido do filho, Flávio Bolsonaro (PL), com 55%. Lula aparece com 51% e Ciro com 50%. Já Tarcísio tem índices menores de rejeição, com 39%.
Pesquisa Quaest mostra desempenho de Lula contra eventuais candidatos nas Eleições 2026

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®