12 julho , 2025
Início » Zambelli pede mais prazo para entregar apartamento funcional e cancelamento de multas

Zambelli pede mais prazo para entregar apartamento funcional e cancelamento de multas

por Redação
zambelli-pede-mais-prazo-para-entregar-apartamento-funcional-e-cancelamento-de-multas


Advogados argumentam que parlamentar não foi notificada oficialmente sobre entrega do imóvel. Mãe e filho de Zambelli vivem no local. Deputada está foragida na Itália há um mês. Os advogados da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), foragida na Itália, enviaram um ofício à Câmara dos Deputados solicitando o adiamento do prazo de devolução do apartamento funcional que a parlamentar ocupa em Brasília, e deveria ter sido devolvido na última sexta-feira (4).
A parlamentar morava no imóvel com a mãe, Rita, e o filho, João Zambelli, antes de fugir para a Itália, onde segue foragida após ter a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois permanecem no apartamento.
No pedido, ao qual o g1 teve acesso, a equipe de defesa pede que o prazo seja prorrogado, até a próxima terça-feira (15), e o cancelamento das multas previstas pelo atraso na desocupação do apartamento.
Leia também: Mãe de Zambelli diz que mora com neto e não foi notificada a devolver apartamento funcional; Câmara aponta irregularidade.
A deputada federal Carla Zambelli (PL- SP) participa uma coletiva de imprensa na sede de seu partido no bairro de Moema, na zona sul da cidade de São Paulo.
FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
De acordo com a equipe jurídica, nem a deputada nem os representantes legais foram notificados oficialmente sobre a ordem para deixar o imóvel.
“É fundamental esclarecer que, até o presente momento, a Deputada Carla Zambelli não foi oficialmente notificada sobre a necessidade de devolução do referido imóvel, muito menos os procuradores da Deputada Federal, apesar do notório conhecimento desta representação”, diz o ofício.
Outro argumento usado é que o suplente da parlamentar, deputado Coronel Tadeu (PL-SP) — empossado em 16 de junho —, “declarou publicamente que não faria uso do imóvel funcional em questão, tampouco do auxílio-moradia”.
“Tal circunstância, somado ao fato de que a Deputada Federal Carla Zambelli realizou melhorias no imóvel, demonstra que não houve qualquer prejuízo ao erário público, o que, sob nossa ótica, justifica uma possível isenção das multas que porventura possam ser cobradas em decorrência do atraso na devolução”, prosseguem os advogados.
Apartamento funcional
Zambelli é alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e está incluída na lista de procurados da Interpol.
Ela foi condenada a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio do hacker Walter Delgatti Neto.
Moraes determinou prisão definitiva de Carla Zambelli
A permanência no imóvel funcional contraria as regras da Câmara, que determinam a devolução da residência em até 30 dias após a formalização de licença do mandato.
O afastamento de Zambelli foi oficializado em 5 de junho: sete dias por motivo de saúde e mais 120 por interesse particular — ou seja, sem remuneração.
A Câmara dos Deputados informou que, se a deputada não desocupar o imóvel, poderá ser obrigada a indenizar a Casa. O valor será proporcional ao tempo de uso irregular e terá como base o auxílio-moradia pago a parlamentares que não ocupam imóveis funcionais.
Processo de cassação em andamento
Além da condenação, Zambelli enfrenta um processo de perda de mandato na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
O relator do caso, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), afirmou que vai se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente da CCJ, Paulo Azi (União Brasil-BA), e líderes partidários para definir o rito do processo.
A defesa da deputada apresentou na quarta-feira (2) um pedido de acareação entre Zambelli e o hacker Walter Delgatti Neto, que também foi condenado. O requerimento ainda está em análise.
Zambelli está foragida há um mês, na Itália, e ainda não se apresentou às autoridades.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®