12 julho , 2025
Início » ‘Usem essa frase, por favor: culpa do Lula’: bancada do PL trava guerra para retomar narrativa do tarifaço de Trump

‘Usem essa frase, por favor: culpa do Lula’: bancada do PL trava guerra para retomar narrativa do tarifaço de Trump

por Redação
‘usem-essa-frase,-por-favor:-culpa-do-lula’:-bancada-do-pl-trava-guerra-para-retomar-narrativa-do-tarifaco-de-trump


Blog teve acesso a mensagens trocadas em grupos do partido de Bolsonaro; orientação é para denunciar postagens a favor da soberania e atacar o presidente e Moraes. A bancada do PL no Congresso tenta organizar uma guerrilha para reagir nas redes sociais, com deputados disparando orientações entre si e para seus apoiadores para denunciarem ações pró-soberania do Brasil e atacar o presidente Lula (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Leia também
Trump pela culatra: tarifaço dos EUA já ajudou a turbinar popularidade de líderes de países ‘rivais’; veja lista
China critica tarifaço de Trump ao Brasil e acusa EUA de coerção
A ação ganhou corpo depois do rechaço nas redes sociais à ameaça de Donald Trump de sobretaxar produtos brasileiros em 50% se o país não encerrar o processo de Jair Bolsonaro (PL), que responde no Supremo pela articulação da tentativa de um golpe de estado em 8 de janeiro de 2023.
Pesquisas, como a da Nexus, feitas já no dia seguinte à agressão diplomática ao Brasil, atestaram que a defesa da soberania nacional soterrou a pregação por um ataque à Justiça do Brasil justificado pela eventual condenação de Bolsonaro.
A perda de terreno nas redes sociais levou a bancada do PL na Câmara a montar diversos estratagemas para tentar retomar o controle da narrativa.
O blog teve acesso a uma série de postagens feitas em grupos do PL. Elas contêm determinações para uso de palavras-chave, por exemplo.
“Pessoal, usem quatro frases, por favor: CULPA DO LULA, CHEGA DE DITADURA, TARIFA DO LULA, TAXA DO LULA”, pede um deputado, em caixa alta, como registrado neste texto.
Cada uma das frases indicadas é acompanhada, na sequência de uma série de mensagens curtas, que dariam lastro à alegação. Por exemplo, a hashtag “Culpa do Lula” mira uma eventual deterioração da economia com o tarifaço de Donald Trump.
O ministro Alexandre de Moraes, pela pregação dos deputados do PL, precisa ser associado à figura de um autoritário. Há ainda a orientação para repisar o apelido dado por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à taxação americana: “Tarifa Moraes”.
A mobilização mostra como o partido de Bolsonaro percebeu o revés imposto pela ameaça de Trump. O presidente dos Estados Unidos, em ação inédita, decidiu chantagear o Brasil, dando até o dia 1º de agosto para o país travar a ação contra Jair Bolsonaro.
Porém, a reação majoritária é, até aqui, de defesa da soberania nacional, do livre exercício do Poder Judiciário e do respeito às regras do comércio internacional.
Março/2020 – O presidente dos EUA Donald Trump e o presidente Jair Bolsonaro são vistos durante um jantar no Mar a Lago, em Palm Beach, Flórida, Estados Unidos, em 07 de março de 2020
Alan Santos/Presidência via AFP

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®