Início » Temos número de votos para aprovar a anistia no Congresso, diz Valdemar Costa Neto

Temos número de votos para aprovar a anistia no Congresso, diz Valdemar Costa Neto

por Redação
temos-numero-de-votos-para-aprovar-a-anistia-no-congresso,-diz-valdemar-costa-neto


Anistia é para os envolvidos no 8 de janeiro, e num segundo momento, para Bolsonaro, diz Valdemar
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quarta-feira (3) que a oposição tem os votos necessários no Congresso para aprovar uma anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o texto da anistia ainda está em discussão.
“Estão trabalhando com isso porque justamente o cidadão que está sendo processado ele não está tendo direito à defesa. O Bolsonaro deveria estar sendo julgado na primeira instância”.
Ele explica que a anistia é para todos os condenados pelo 8 de janeiro de 2023 e que, em segundo momento, será para quem está sendo julgado pelo STF, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Valdemar disse que a conta para a aprovação inclui o apoio de partidos como PP, União Brasil, Republicanos e PSD.
“Nós temos número para isso”, disse, estimando um placar de cerca de 300 votos na Câmara. Estamos preparando isso para depois do julgamento”.
Para justificar a anistia, o presidente do PL argumentou repetidamente que os réus não estão tendo direito à defesa no STF. “É uma injustiça o que está acontecendo”, afirmou, mesmo os advogados de defesa se manifestando no julgamento perante a Primeira Turma do STF nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3).
“O que nós esperamos é que tenha um entendimento para que esse pessoal que não teve direito à defesa possa ser anistiado”, disse Valdemar. Segundo ele, Bolsonaro e os outros réus deveriam ser julgados na primeira instância para que pudessem recorrer a outras instâncias. “Todo cidadão no mundo tem direito a ter outro julgamento”, declarou.
LEIA MAIS
Valdemar culpa governo pelo tarifaço de Tump
Questionado de que as defesas estão se manifestando no julgamento, Valdemar diferenciou: “Defesa tem, mas é só num grau. Se eles errarem, você não tem como recorrer. Eu estou falando é a questão de recursos, não de defesa”.
As discussões na Casa estão voando, enquanto o julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete réus está em andamento no Supremo Tribunal Federal.
Já no Senado, o presidente David Alcolumbre pretende botar em votação um texto alternativo ao projeto de anistia.
O PL defende anistia irrestrita e articulou com todo empenho a pauta nesta semana. Na entrevista, Valdemar fala sobre o papel do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que entrou de vez na pauta; sobre o candidato que o partido apoiará, caso Bolsonaro permaneça inelegível e sobre a defesa ao mandato de Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos trabalhando para ampliar as sanções ao Brasil e aos ministros dos STF.
Tarcísio e o candidato de 2026
Valdemar Costa Neto confirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está ajudando na articulação pela anistia dentro de seu partido.
Sobre a eleição presidencial de 2026, ele reafirmou que o PL apoiará o candidato que Jair Bolsonaro indicar, mesmo que seja um de seus filhos. “Se for o Eduardo Bolsonaro, apoio o Eduardo. O Eduardo é o nosso candidato”.
Valdemar Costa Neto após deixar carceragem da PF, em Brasília, em 10 de fevereiro.
Adriano Machado/Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®