12 julho , 2025
Início » Tarifaço de Trump foi um ‘tiro no pé’, admite a oposição

Tarifaço de Trump foi um ‘tiro no pé’, admite a oposição

por Redação
tarifaco-de-trump-foi-um-‘tiro-no-pe’,-admite-a-oposicao


Líderes de partidos chamaram reunião de emergência ainda ontem; eles admitem revés de imagem e racha na direita. Oposição chamou reunião de emergência após tarifa de Trump
Líderes da oposição chamaram, ainda na noite de quarta-feira (9), uma reunião de emergência para discutir como reagir ao tarifaço de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.
O saldo final foi amargo. “Foi um tiro no pé. Quem é que vai ser a favor disso? Quem é que vai ficar contra o país?”, relatou um líder do Senado.
Presidente dos EUA, Donald Trump
WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Trump havia feito o anúncio colocando o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro parágrafo de sua nota, colocou abertamente a interrupção do julgamento de Bolsonaro no Supremo como condição para a mesa de negociações. E, pior: o presidente americano cometeu erros factuais. Hoje, o Brasil mais compra do que vende aos Estados Unidos. Aliás, é assim desde 2009.
Para agravar o cenário, Eduardo Bolsonaro fez um vídeo em que chama para si e para a família a responsabilidade pelo tarifaço. Ele foi além, endossando uma ofensiva contra o ministro Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal.
“Erro grosseiro, erro gravíssimo. Vai ter um custo isso para a imagem”, analisou um aliado da família Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro também conseguiu piorar sua situação jurídica. Ele responde a inquérito por obstrução de Justiça e, na avaliação de ministros do Supremo, acabou por cravar a prática do crime na gravação.
O grupo mais moderado da direita optou por imputar a Lula a responsabilidade sobre o tarifaço, a exemplo do que fez o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Mesmo os integrantes dessa ala admitem que os meses de pregações por sanções dos americanos a Moraes fragilizam a aderência da narrativa.
E mais: veem uma segunda chance de exposição de Lula como defensor da soberania do país, apresentando a família Bolsonaro como “traidora da pátria”.
O saldo é, nas palavras de aliado da família, ruim.
“Isso vai ampliar a pressão para que o nome da direita não venha da família. É gás para o nome de Tarcísio”, disse ele.
Leia também:
Entenda a lei da reciprocidade, citada por Lula
Tarcísio, Zema, Caiado, Jerônimo: o que disseram os governadores
Tarifa de 50%: Brasil enfrenta a maior taxa entre países notificados por Trump; veja lista
Agro e indústria dizem que sobretaxas de Trump são injustas e ameaçam empregos

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®