12 julho , 2025
Início » Tarifaço de Trump: Câmara está à disposição para defender setor produtivo e empregos, diz Motta

Tarifaço de Trump: Câmara está à disposição para defender setor produtivo e empregos, diz Motta

por Redação
tarifaco-de-trump:-camara-esta-a-disposicao-para-defender-setor-produtivo-e-empregos,-diz-motta


Presidente da Câmara disse que conversou com Alckmin e com o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, que relataram ‘impactos negativos’ das tarifas anunciadas pelos EUA. Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em Brasília, em 02/04/2025
Ueslei Marcelino/Reuters
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (11) que a Câmara está à disposição para defender “interesses do setor produtivo” e preservar empregos que podem ser atingidos pela tarifa imposta por Donald Trump a produtos brasileiros.
Em uma rede social, Motta disse que conversou com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e com o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.
Segundo o parlamentar paraibano, Alckmin e Gomes Neto relataram a ele os “impactos negativos” das tarifas que foram anunciadas pelos Estados Unidos.
“A Câmara está à disposição para agir com firmeza em defesa dos interesses de nosso setor produtivo, de nossa economia e da proteção dos empregos dos brasileiros que podem ser direta ou indiretamente atingidos pelas medidas”, declarou.
Esta é a segunda vez que Motta se manifesta sobre a decisão de Donald Trump de aplicar uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
Nesta quinta-feira (10), quase 24 horas após a divulgação da carta de Trump sobre a taxação, Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), publicaram um comunicado conjunto, no qual afirmaram que o Congresso “está pronto para defender economia” brasileira.
A nota conjunta foi criticada por uma ala de governistas. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), por exemplo, disse que a nota conjunta não apresentou uma “posição clara contra as medidas anunciadas por Trump”.
“Afinal, qual é a posição oficial do Congresso? Acho que os presidentes das Casas poderiam vir a público e se posicionar claramente contra a agressão de Trump ao Brasil”, afirmou Lindbergh.
Tarifa de 50%
Na última quarta-feira (9), Trump anunciou que a partir de 1º de agosto entrará em vigor uma tarifa de 50% para entrada de produtos brasileiros nos EUA.
Trump fez o comunicado em uma carta endereçada a Lula, que alega erroneamente que os EUA têm déficit na relação comercial com o Brasil, embora os próprios dados oficiais mostrem o contrário.
Além disso, na carta, Trump critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro — réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®