12 julho , 2025
Início » ‘Tarifa vai ser um tiro pela culatra e prejudicar Bolsonaro’, diz cientista político

‘Tarifa vai ser um tiro pela culatra e prejudicar Bolsonaro’, diz cientista político

por Redação
‘tarifa-vai-ser-um-tiro-pela-culatra-e-prejudicar-bolsonaro’,-diz-cientista-politico


Ao anunciar a tarifa, Trump declarou que a justificativa pela elevação da tarifa é que o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF) é “uma vergonha internacional”. Bolsonaro, no entanto, é réu por tentativa de golpe de Estado num processo que obedeceu todos os ritos da Constituição brasileira. Especialista acredita que tarifaço de Trump pode ajudar Lula e prejudicar Bolsonaro
O CEO da consultoria Eurasia, Ian Bremmer, afirmou à Globonews que o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de cobrar uma tarifa de 50% sobre o Brasil, vai ser um tiro pela culatra e prejudicar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Acredito que o tiro vai sair pela culatra. Acho que vai ajudar o Lula e vai prejudicar Bolsonaro, e acho que Bolsonaro sabe disse. Ele não estava pedindo isso. Ele não estava pedindo por tarifas. Bolsonaro estava dizendo: ‘por que você não usa sua influência para tentar me ajudar? Como colocar algumas sanções sobre o ministro da Suprema Corte, Alexandre de Moraes, que tem ido atrás de mim””, afimrou Bremmer.
Ao anunciar a tarifa, Trump declarou que a justificativa pela elevação da tarifa é que o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF) é “uma vergonha internacional”. E afirmou: “esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente!”.
Bolsonaro, no entanto, é réu por tentativa de golpe de Estado num processo que obedeceu todos os ritos da Constituição brasileira. Ele e aliados respondem por cinco crimes:
tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
tentativa de golpe de Estado;
participação em organização criminosa armada;
dano qualificado; e
deterioração de patrimônio tombado.
Bolsonaro também foi considerado inelegível em dois julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A condenação no âmbito eleitoral vai deixar o ex-presidente fora das urnas por oito anos, até 2030.
Jair Bolsonaro presta em depoimento ao STF
GloboNews/Reprodução
Mais popularidade a Lula
O cientista político afirmou ainda que o movimento de Trump vai dar mais popularidade a Lula (PT).
“Acho que a maioria dos brasileiros vai olhar para o presidente Trump e dizer que não será nem um pouco bom atacar o Brasil, e se a economia brasileira piorar e estiver afetando a popularidade de Lula negativamente, então Lula pode culpar Trump, culpar Bolsonaro depois. Isso é um grande presente político que Trump está dando para o presidente brasileiro, na minha opinião”, declarou.
Saiba como o Brasil poderia retaliar os EUA após tarifas de Trump
Brasil tem a maior tarifa
Editoria de arte do g1

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®