Início » Regulação das big techs: governo deve enviar projetos ao Congresso a partir de 18 de setembro

Regulação das big techs: governo deve enviar projetos ao Congresso a partir de 18 de setembro

por Redação
regulacao-das-big-techs:-governo-deve-enviar-projetos-ao-congresso-a-partir-de-18-de-setembro


O governo deve enviar ao Congresso a partir do dia 18 de setembro os dois projetos que tratam da regulação do conteúdo das plataformas, apelidado de “PL das Big Techs”.
Aprovado pelo Congresso, o projeto sobre a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-ES), tem até o dia 18 de setembro para ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo interlocutores do Planalto, só depois da sanção dessa proposta é que o governo federal deve enviar para análise dos deputados e senadores os projetos de sua autoria (leia mais abaixo).
Trump diz que vai cobrar países que taxam e regulam as ‘big techs’ americanas
Segundo a Globonews apurou, o presidente Lula definiu que o governo irá enviar ao Congresso os dois projetos de lei que tratam das big techs de uma vez só.
Uma proposta, elaborada pelo Ministério da Justiça e pela Secretária de Comunicação Social (Secom), cria regras para regulação de conteúdo.
A outra, redigida no Ministério da Fazenda, trata da regulação econômica, com medidas para coibir práticas de concorrência desleal pelas plataformas.
O projeto que regula o conteúdo foca nas plataformas digitais que possuem mais de três milhões de usuários. As menores vão ser obrigadas a criar canais de comunicação com o público, mas estarão sujeitas a regras menos rígidas e de alcance mais limitado.
Já o texto que trata da regulação econômica é direcionado às cinco maiores big techs: Alphabet (Google), Amazon, Apple, Meta e Microsoft. As empresas já foram alvo de legislações para coibir práticas anticoncorrenciais em países da União Europeia.
Há um consenso no governo de que os serviços digitais estão praticamente livres de responsabilidades e precisam de regras mais claras de funcionamento, a exemplo do que ocorre em outros serviços para os consumidores.
Imagem mostra aplicativos de ‘big techs’.
BBC/Getty Images

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®