Início » Queda de energia: Aneel cobra ações contra tempestades em SP e RJ | G1

Queda de energia: Aneel cobra ações contra tempestades em SP e RJ | G1

por Redação

Segundo a agência, a medida tem caráter preventivo e o descumprimento pode acarretar em sanções.

🔎Planos de contingência são conjuntos de medidas previamente definidas para lidar com situações de risco, emergência ou crise, com o objetivo de reduzir danos, garantir a continuidade de serviços e responder rapidamente a imprevistos.

Falta de energia e caos após ventania em São Paulo

Falta de energia e caos após ventania em São Paulo

No comunicado enviada às distribuidoras, a Aneel destaca que os planos de contingência devem conter, no mínimo:

➡️Esquemas de mobilização adicionais de equipes, devidamente treinadas e capacitadas para atuarem na recomposição do sistema de distribuição no caso de falhas no fornecimento de energia;

➡️Procedimentos de interlocução com os órgãos públicos (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros) e autoridades locais no caso de situações climáticas severas;

➡️e de eventuais acidentes causados em deslocamentos de carros de grande porte (trio-elétricos), que possam vir a tocar as redes de distribuição, afim de manter a segurança das pessoas e das instalações. 

O comunicado da Aneel às distribuidoras ocorre a crise ocasionada por um vendaval histórico em São Paulo, que provocou quedas de árvores, cancelamentos de voos e desligamento de semáforos na capital e na região metropolitana de São Paulo.

Na quarta-feira (10), auge do apagão, mais de 2,2 milhões de clientes ficaram sem luz.

Nesta segunda-feira (15), cinco dias após apagão, a Enel informou que o fornecimento de energia normalizou na Grande São Paulo. No entanto, 53 mil imóveis ainda sem energia elétrica — esse número é próximo da média em dias normais, segundo a Enel.

ocal da queda de uma árvore na Rua Cubatão com Eça de Queiroz, no bairro da Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo (SP), nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025. A capital paulista ainda enfrenta nesta manhã os impactos do vendaval que atingiu a cidade na última quarta-feira, 10. De acordo com o Corpo de Bombeiros, somente na quarta-feira, foram abertos ao menos 1.412 chamados para quedas de árvores na capital e na Região Metropolitana de São Paulo — Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Enel foi multada

A concessionária Enel SP já recebeu R$ 374 milhões em multas aplicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Arsesp desde 2020, por conta da má prestação de serviços na área de concessão da Grande São Paulo.

A empresa, no entanto, ainda não pagou mais de 92% desse valor, segundo levantamento da própria Aneel.

Envolta em mais uma crise que deixou os paulistas cinco dias sem luz, a empresa judicializou ou ainda não pagou mais de R$ 345,4 milhões em multas devidas à agência.

Esse total de multas ainda não inclui o apagão dessa semana, que, no pico, chegou a deixar mais de 2,2 milhões de endereços sem energia. A Aneel já pediu explicações para a companhia.

Aneel pediu explicações

Na semana passada, A Aneel solicitou uma série de informações técnicas e comprovações sobre a atuação da distribuidora durante o evento climático do dia 10 de dezembro de 2025. Entre os pontos cobrados estão:

  • Descrição detalhada do ciclone, com fotos e laudos meteorológicos;
  • Linha do tempo do plano de contingência, incluindo níveis de alerta, horários e decisões tomadas;
  • Momento em que a empresa tomou ciência da magnitude do evento e iniciou o acionamento das equipes;
  • Curva de recomposição, com gráfico do pico de unidades interrompidas por hora e justificativas para a evolução do restabelecimento;
  • Comprovação da mobilização de call center e equipes próprias e terceirizadas durante o atendimento;
  • Demonstração de que a estrutura operacional da companhia é compatível com a complexidade e o tamanho da área atendida.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®