12 julho , 2025
Início » Quaest vai medir opinião dos brasileiros sobre tarifa de Trump

Quaest vai medir opinião dos brasileiros sobre tarifa de Trump

por Redação
quaest-vai-medir-opiniao-dos-brasileiros-sobre-tarifa-de-trump


Levantamento também vai apurar a avaliação do governo Lula e intenção de voto na disputa pela presidência em 2026. Entrevistas serão feitas entre os dias 10 e 13 de julho com 2.004 eleitores. Donald Trump anuncia taxa de 50% sobre o Brasil
A Quaest faz, a partir desta quinta-feira (10), uma pesquisa que medirá a opinião dos brasileiros sobre a tarifa de 50% a ser aplicada a partir de 1º de agosto a produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e vai ouvir 2 mil pessoas até domingo (13). Os dados vão ser divulgados a partir de quarta (16).
O anúncio da tarifa foi feito na quarta-feira (9) pelo presidente dos EUA, Donald Trump, com o argumento de que o Brasil promove uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Trump disse, ainda, que a relação comercial entre os países é injusta, apesar de a balança comercial ser favorável aos EUA. Desde 2009, o Brasil compra mais do que vende para o mercado norte-americano (veja no infográfico abaixo).
Infográfico mostra fluxo comercial entre Brasil e Estados Unidos desde 1997.
Arte/g1
O anúncio foi recebido com espanto por especialistas no Brasil e no mundo, que classificaram a decisão como político-ideológica. Entidades da indústria e da agropecuária brasileira manifestaram preocupação com o anúncio e disseram que as taxas ameaçam empregos.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou nesta quinta-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está decidido a aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica.
Segundo Sidônio, Lula não pretende telefonar para o ex-presidente norte-americano e avalia que o gesto tem caráter político.
Avaliação de Lula e intenções de voto
A pesquisa Quaest da próxima semana também vai medir avaliação do governo e intenção de voto para 2026, vai medir a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as intenções de voto para 2026.
Segundo Felipe Nunes, fundador e CEO da Quaest, os levantamentos a partir desta pesquisa e até a eleição de 2026 vão ser mensais serão
“A redução do intervalo entre as pesquisas vai permitir captar com maior precisão as tendências do eleitorado”, afirmou Nunes.
Último levantamento
A pesquisa anterior da Quaest, divulgada em 4 de junho, indicou que 57% desaprovavam o governo Lula e 40% aprovavam.
Veja os números:
Desaprova: 57% (eram 56%)
Aprova: 40% (eram 41%)
Não sabe/não respondeu: 3%
O levantamento também mostrou que, pela primeira vez, nomes alternativos a Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela presidência da República em 2026 empatavam com Lula num eventual segundo turno.
Lula estava tecnicamente empatado com Bolsonaro, Tarcísio (governador de São Paulo), a ex-primeira dama Michelle, Ratinho Jr. (governador do Paraná) e Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul).
Lula seguia à frente do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®