Início » PL Antifacção: Motta mantém Derrite em relatoria; governistas criticam e oposição comemora

PL Antifacção: Motta mantém Derrite em relatoria; governistas criticam e oposição comemora

por Redação
pl-antifaccao:-motta-mantem-derrite-em-relatoria;-governistas-criticam-e-oposicao-comemora


O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu nesta quinta-feira (19) manter o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) na relatoria do projeto Antifacção, enviado pelo governo ao Congresso em outubro.
PEC da Segurança pode avançar mesmo com PL Antifacção trancando pauta da Câmara
A proposta já passou pela Câmara, mas voltou para nova análise dos parlamentares após os senadores alterarem o conteúdo do texto.
🔎O projeto passou a trancar a pauta da Câmara nesta quinta. Com isso, outras proposições ficam paradas, esperando a análise do texto. A expectativa é de que o projeto seja votado na próxima semana, já que tanto governo, quanto oposição querem analisar a proposta.
Derrite era Secretário de Segurança Pública de São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Jair Bolsonaro.
Os governistas pressionavam pela troca na relatoria da matéria, já que Derrite é de oposição e promoveu mudanças que “desfiguraram” o projeto, segundo a base.
Relatoria já foi contestada
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que Motta comete um “novo erro” ao manter a relatoria com o opositor.
Motta e Derrite durante votação na Câmara do projeto de combate a facções
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
“Sua atuação já havia sido contestada por desfigurar o projeto original do governo…O resultado foi um texto inconsistente, que enfraquece o Estado e cria brechas que podem ser exploradas justamente pelas facções que se pretende combater”, afirmou pelas redes sociais.
O líder do PT na Casa, deputado Pedro Uczai (PT-SC) disse que o partido vai votar favorável à versão do texto aprovada no Senado, sob a relatoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), aliado do governo.
“O Senado fez a revisão e aperfeiçoou. Está um texto bom. Nossa bancada votou a favor do texto do Senado. É uma prioridade do governo e do Congresso Nacional”.
Já o líder da oposição, deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), comemorou a decisão.
“O Derrite reúne todas as condições para continuar sendo relator. Infelizmente o governo politizar a segurança pública, como vem fazendo sempre. A decisão do presidente da Câmara foi acertada”, afirmou.
O projeto
A escolha de Derrite para relatar o texto causou incômodo no governo na primeira passagem do projeto pela Casa e estremeceu a relação de Motta com o presidente Lula.
Derrite chegou a apresentar seis versões do projeto e foi criticado pela base por supostamente tentar enfraquecer a Polícia Federal.
A proposta foi para o Senado e lá, sob relatoria do senador Alessandro Vieira, voltou a ficar parecida com a versão desejada pelo governo.
PL Antifacção: o que mudou entre o texto de Derrite aprovado pela Câmara e a proposta em discussão no Senado
Agora, os deputados analisam as mudanças feitas pelo Senado e podem retomar a proposta original, votada na Câmara em 2025 ou acatar as alerações feitas pelos senadores.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®