Início » Peso argentino acumula desvalorização de mais de 27% frente ao dólar em 2025

Peso argentino acumula desvalorização de mais de 27% frente ao dólar em 2025

por Redação
peso-argentino-acumula-desvalorizacao-de-mais-de-27%-frente-ao-dolar-em-2025

O peso argentino é a moeda com o pior desempenho em relação ao dólar em 2025. Segundo levantamento de Einar Rivero, da Elos Ayta, a moeda já acumula uma desvalorização de 27,4% frente ao dólar norte-americano até a última segunda-feira, 8 de setembro. Veja a lista de moedas ao final desta reportagem.

Na véspera, por exemplo, o peso argentino registrou uma desvalorização de mais de 4%, cotado a 1.423 por dólar, após o governo de Javier Milei ser derrotado nas eleições legislativas de Buenos Aires. Esse foi o primeiro grande teste eleitoral do presidente argentino, que ainda sente os efeitos da denúncia de corrupção envolvendo sua irmã.

A província de Buenos Aires é a mais importante do país, responsável por 40% dos eleitores, e a derrota — considerada mais significativa do que o previsto — afetou de forma imediata os ativos locais.

Ainda segundo o levantamento da Elos Ayta, dentre as 27 moedas analisadas, apenas cinco marcam desvalorização em 2025:

  • Peso argentino (-27,4%)
  • Lira turca (-14,35%)
  • Rúpia indiana (-2,84%)
  • Rúpia indonésia (-1,75%)
  • Dólar de Hong Kong (-0,39%)

O índice DXY, que mede a força do dólar em relação a uma cesta de moedas fortes pelo mundo, registrou uma desvalorização de 10,18% na mesma base de comparação.

Javier Milei perde legislativas em Buenos Aires e mercado reage

Javier Milei perde legislativas em Buenos Aires e mercado reage

Real brasileiro está no Top 5

Na outra ponta, o real brasileiro está entre as cinco moedas analisadas que mais se fortaleceram em relação ao dólar neste ano, com um ganho de 14,08% na mesma relação.

A moeda brasileira perde apenas para o rublo russo (+33,99%), a coroa sueca (+17,84%) e o franco suíço (+15,19%).

“O dado do Brasil chama atenção. Mesmo com desafios fiscais e políticos, o real conseguiu se valorizar de forma expressiva, impulsionado pelo ingresso de capital estrangeiro e pelos juros ainda elevados, que tornam a renda fixa local mais atraente para investidores”, afirmou Rivero em nota oficial.

Veja ganhos e perdas das principais moedas frente ao dólar

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®