Início » Perícia médica em Bolsonaro conclui que ex-presidente tem hérnia e necessita de cirurgia

Perícia médica em Bolsonaro conclui que ex-presidente tem hérnia e necessita de cirurgia

por Redação

Perícia médica em Bolsonaro conclui que ex-presidente tem hérnia e necessita de cirurgia
A perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística que analisou a situação médica de Jair Bolsonaro (PL) concluiu que o ex-presidente tem hérnia inguinal bilateral e necessita de cirurgia para tratamento.
“Diante do exposto, essa Junta Médica pericial conclui que o periciado JAIR MESSIAS BOLSONARO é portador de hérnia inguinal bilateral que necessita reparo cirúrgico em caráter eletivo”, diz o resultado da perícia.
A perícia afirma que houve “piora progressiva” do quadro de hérnia de Bolsonaro, provavelmente causado pelo “aumento da pressão intraabdominal decorrente dos soluços e da tosse crônica”.
“O periciando vem se queixando de soluços frequentes e de desconforto inguinal. Em 16/08/2025, o exame tomográfico do abdome não havia detectado alterações herniárias na parede abdominal. Em 07/11/2025 foi descrito em relatório o quadro de hérnia inguinal unilateral, realizado clinicamente, e que se manteve no relatório de 09/12/2025. A ultrassonografia de 14/12/2025 e o exame físico realizado por esses peritos signatários confirmaram o diagnóstico de hérnia inguinal bilateral”, diz o documento assinado pelos peritos.
Apesar do quadro, os peritos afirmaram que não há em nenhum relatório médico a indicação de necessidade de realização da cirurgia em urgência ou emergência.
“Não há descrição de encarceramento ou estrangulamento da(s) hérnia(s) em nenhum momento, inclusive até a realização da presente perícia”, diz o relatório.
Os peritos também analisaram o quadro de soluços de Bolsonaro, que é uma das principais reclamações de saúde do ex-presidente.
“No tocante ao quadro de soluços, o bloqueio do nervo frênico é tecnicamente pertinente. Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, diz o documento.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®