12 julho , 2025
Início » Parlamentares dizem que tarifaço de Trump contra o Brasil tem participação da família Bolsonaro

Parlamentares dizem que tarifaço de Trump contra o Brasil tem participação da família Bolsonaro

por Redação
parlamentares-dizem-que-tarifaco-de-trump-contra-o-brasil-tem-participacao-da-familia-bolsonaro

Parlamentares reagiram com indignação à decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. Para deputados da base do governo e da oposição ao bolsonarismo, a medida tem motivação política e foi influenciada diretamente pela família Bolsonaro.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) afirmou que a tarifa anunciada por Trump não tem justificativa econômica, mas representa uma interferência nos assuntos internos do Brasil.

“Cadê os capachos do imperador Trump depois da taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros? A explicação não é econômica, é política. É interferência na soberania nacional, no Judiciário brasileiro, e defesa do golpista Bolsonaro que vai para a cadeia. É uma exigência descabida”, escreveu Valente.

Em publicação nas redes sociais, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, também criticou duramente os bolsonaristas. Segundo ele, os que apoiam Trump são “quinta-coluna” e atuam contra o país.

“VIRA-LATAS – É assim que devem ser chamados todos aqueles que se ajoelham diante do ataque à democracia e soberania brasileira realizado por Donald Trump. Eles, que se autodeclaram patriotas, são, na verdade, quinta-coluna e trabalham contra o Brasil”, escreveu o ministro.

O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), classificou a situação como “gravíssima” e acusou diretamente Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Tarcísio de Freitas de estarem por trás da retaliação comercial.

“GRAVÍSSIMO. Trump taxou produtos brasileiros em 50%. Toda a justificativa para retaliar o Brasil é política, numa tese de defesa do Bolsonaro como perseguido político. Os vira-latas bolsonaristas conseguiram. Penso que Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Tarcísio devem estar muito felizes em prejudicar o Brasil, nossa economia e nossos empregos. Nós defendemos o Brasil e nossa soberania. Eles são uns traidores!”, publicou.

A carta enviada por Trump ao presidente Lula cita diretamente Jair Bolsonaro e classifica como “vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal. O republicano também acusa o Brasil — sem apresentar provas — de censurar empresas americanas de redes sociais.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmou que não esperava a medida e que as negociações com os EUA se concentravam na proposta de uma tarifa de 10% sobre países do Brics — sem qualquer sinal de que o Brasil seria alvo de uma sobretaxa geral.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®