Início » Oposição vê voto de Fux ‘melhor que qualquer expectativa’

Oposição vê voto de Fux ‘melhor que qualquer expectativa’

por Redação
oposicao-ve-voto-de-fux-‘melhor-que-qualquer-expectativa’

Fux vota para absolver Bolsonaro no julgamento da trama golpista; placar está em 2 a 1 pela condenação
“Melhor do que qualquer expectativa”. Essa foi a avaliação da oposição depois do longo voto do ministro Luiz Fux nesta quarta-feira (10). Parlamentares aliados a Jair Bolsonaro não esperavam que o ministro fosse inocentar o ex-presidente de todos os crimes pelos quais ele é réu. Segundo eles, o voto de Fux ajuda a pavimentar a pauta da anistia.
“Essa decisão traz tecnicidade para uma injustiça que está sendo praticada e pavimenta o caminho para quem estava em dúvida a apoiar a anistia”, disse o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
Na segunda-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, volta à Brasília para, mais uma vez, ajudar a incluir a proposta na pauta de votação da Câmara. A expectativa da oposição é apreciar a urgência do projeto na próxima terça-feira (16) e o mérito na quarta (17). Mas até agora Hugo Motta não anunciou quem deve relatar o texto.
Apesar do otimismo sobre anistia, lideranças da oposição consideram impossível reverter o resultado no Supremo. E consideram que Bolsonaro será condenado após os votos de Carmen Lúcia e Cristiano Zanin por 4 a 1.
No Senado, a própria oposição considera o tema da anistia enterrado. Davi Alcolumbre já sinalizou nos bastidores e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Otto Alencar (PSD-BA), já disse publicamente que ambos não têm interesse em discutir o assunto, nem mesmo propostas alternativas.
Para lideranças da base do governo, o caminho na Câmara deve ser semelhante. Eles avaliam que o voto de Fux não influencia na pauta da anistia. E que os argumentos usados pelo ministro são inverossímeis.
“Fux criou a ideia do golpe surpresa. Só o Mauro Cid e o Braga Netto que conspiraram. O Bolsonaro não sabia de nada”, disse um deputado da base que acompanhou as mais de doze horas de julgamento.
A estratégia da base será mostrar que a anistia não pretende defender os presos, mas sim Bolsonaro, a partir da divulgação da informação de que Fux votou a favor da prisão de centenas de envolvidos nos atos golpistas.
A narrativa nas redes também deve reforçar o trecho do voto de Alexandre de Moraes sobre a operação Punhal Verde e Amarelo, que previa a morte de autoridades, e o trecho em que o ministro Flavio Dino argumentou que a anistia é inconstitucional para reforçar a disputa política.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®