Início » Novonor fecha acordo de exclusividade para vender participação na Braskem para IG4 | G1

Novonor fecha acordo de exclusividade para vender participação na Braskem para IG4 | G1

por Redação
novonor-fecha-acordo-de-exclusividade-para-vender-participacao-na-braskem-para-ig4-|-g1

De acordo com o comunicado, a IG4 passará a dividir o controle da Braskem com a Petrobras, que hoje é o segundo maior acionista da companhia.

Após a conclusão da operação, a Novonor manterá uma fatia residual de 4% do capital da Braskem.

Veja os vídeos em alta no g1:

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Pelo acordo, a Novonor se comprometeu a transferir sua participação para um fundo administrado pela IG4, que passará a deter 50,111% do capital votante — ou seja, das ações que dão direito a voto nas decisões da empresa — e 34,323% do capital total da petroquímica.

Novo controlador

Em outro comunicado, a IG4 afirmou que a operação envolve cerca de R$ 20 bilhões em dívidas, que estão garantidas por ações da própria Braskem — mecanismo conhecido como dívida com garantia em ações.

  • 👉 No fim do ano passado, a Reuters informou que o governo brasileiro e os principais bancos do país vinham discutindo um plano para transferir a participação da Novonor na Braskem para um fundo de private equity, tipo de investimento focado em empresas fora da bolsa ou em processos de reestruturação.

O acordo pode contribuir para reduzir o elevado endividamento da Novonor, que aumentou após o escândalo da Operação Lava Jato, há cerca de uma década. Na época, o grupo — então chamado de Odebrecht — ofereceu suas ações da Braskem como garantia em empréstimos de bilhões de reais.

A Novonor busca há anos vender sua participação de controle na Braskem, mas até agora não havia conseguido concluir uma negociação.

Entre as tentativas recentes, estiveram conversas com o empresário Nelson Tanure, conhecido por investir em companhias em situação financeira delicada.

“A atual equipe de gestão da Braskem e seus assessores permanecem inalterados, assegurando plena continuidade operacional”, disse a IG4.

“Em paralelo, trabalhos preparatórios estão em curso para apoiar um plano abrangente de ‘turnaround'” — termo usado no mercado para se referir a um processo de reestruturação destinado a recuperar a saúde financeira e operacional da empresa.

Braskem vai investir em Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita e Rio Grande. — Foto: Braskem/Divulgação

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®