Início » #NÃO É BEM ASSIM: Lula não foi autorizado a ir ao velório de seu irmão, mas pôde comparecer ao de seu neto

#NÃO É BEM ASSIM: Lula não foi autorizado a ir ao velório de seu irmão, mas pôde comparecer ao de seu neto

por Redação
#nao-e-bem-assim:-lula-nao-foi-autorizado-a-ir-ao-velorio-de-seu-irmao,-mas-pode-comparecer-ao-de-seu-neto


#NÃO É BEM ASSIM: Lula não foi autorizado a ir ao velório de seu irmão, mas pôde comparecer ao de seu neto
Reprodução
Circula nas redes sociais um post que afirma que o presidente Lula (PT) não foi autorizado a ir ao velório do neto enquanto estava preso, mas que Jair Bolsonaro (PL) pôde receber pessoas em casa para o aniversário da filha durante a prisão domiciliar. #NÃO É BEM ASSIM.
selo não é bem assim
arte
🟡 Como é o post?
Publicado no X em 17 de outubro deste ano, o post diz: “Lula não pôde ir ao velório do neto: democracia. Bolsonaro pode dar festa em casa mesmo estando preso: ditadura. Eis a hipocrisia da direita”. O autor sugere que o ex-presidente foi favorecido durante sua prisão domiciliar em comparação ao período em que Lula esteve preso.
Na data do post, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro comemore o aniversário de 15 anos de sua filha, Laura Bolsonaro.
A celebração foi realizada na casa de Bolsonaro neste sábado (19), em Brasília, das 8h às 18h, e reuniu políticos, familiares e amigos.
Moraes atendeu parcialmente o pedido da defesa do ex-presidente. Os advogados haviam solicitado que o maquiador Pablo Agustin, amigo de Michelle Bolsonaro, se hospedasse na casa entre 17 e 19 de outubro, o que não foi permitido pelo ministro. Agustin foi liberado para participar da comemoração durante o mesmo período que os outros convidados.
⚠️ Por que não é bem assim?
O post está correto em afirmar que Bolsonaro realizou a festa de 15 anos de sua filha. Após a autorização de Moraes na sexta-feira, o ex-presidente recebeu convidados em sua casa para a celebração no sábado.
Diferentemente do que o post alega, Lula foi autorizado a participar do velório de seu neto em 2 de março de 2019, enquanto cumpria pena em Curitiba.
Antes disso, porém, houve um pedido da defesa de Lula que foi negado. Em 29 de janeiro de 2019, a Justiça não permitiu que o presidente comparecesse ao funeral de seu irmão, que havia sido marcado para o dia 30.
#NÃO É BEM ASSIM: Lula não foi autorizado a ir ao velório de seu irmão, mas pôde comparecer ao de seu neto
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®