Início » Motta defende reforma administrativa, e relator diz que deve apresentar proposta de revisão anual de gastos

Motta defende reforma administrativa, e relator diz que deve apresentar proposta de revisão anual de gastos

por Redação

“Do contrário, continuaremos repassando aos cidadãos a pesada conta resultante das falhas do Estado”, declarou o deputado.

Hugo Motta disse, ainda, que a reforma administrativa será uma das prioridades da Câmara em 2025.

Segundo ele, o objetivo da proposta deverá ser entregar um Estado “mais ágil, menos oneroso e mais próximo da realidade de seus cidadãos, sem descuidar da responsabilidade fiscal”.

O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) foi escolhido como coordenador — uma espécie de relator do grupo. O parlamentar tem feito reuniões com setores do funcionalismo público e com representantes do governo federal.

  • Pedro Paulo ainda não apresentou o seu parecer, mas tem dito que vai sugerir a apresentação de uma reforma com três eixos.
  • Em discurso nesta quarta, o deputado adiantou que vai propor um mecanismo de revisão anual de gastos e combater “penduricalhos” (veja mais abaixo).

Segundo ele, as sugestões serão divididas em diferentes tipos de matérias legislativas: Proposta de Emenda à Constituição (PEC); projeto de lei complementar; e projeto de lei.

A proposta de reforma administrativa do grupo de trabalho da Câmara deverá reunir um conjunto de mudanças em regras do funcionalismo público. Membros do grupo afirmam que o objetivo é modernizar e ampliar a eficiência do Estado, além de reduzir privilégios e os chamados “penduricalhos”.

Nesta quarta, Hugo Motta afirmou que a proposta não deve “significar retirada de direitos adquiridos” por servidores públicos. O deputado também declarou que a reforma a ser analisada pela Câmara não representará uma “unanimidade”.

“É necessário reconhecer que não haverá unanimidade em torno de todos os pontos da proposta. Trata-se de uma matéria complexa, que afeta diferentes interesses. Mas é justamente o papel desta Casa construir consensos possíveis, com base no interesse público e no fortalecimento das instituições democráticas”, disse.

O coordenador do GT da reforma administrativa, deputado Pedro Paulo, em sessão de debates na Câmara. — Foto: Kayo Magalhães/Agência Câmara

Revisão anual de gastos

O coordenador do grupo de trabalho da reforma administrativa afirmou nesta quarta que deve apresentar uma proposta que obriga o Poder Público a fazer uma revisão anual de gastos.

Pedro Paulo sinalizou que pretende resgatar um projeto aprovado pelo Senado em 2018. O texto foi apresentado pelo então senador José Serra (PSDB-SP). O modelo seria inspirado no chamado “spending review”, adotado por países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Pela proposta, o governo seria obrigado a enviar ao Congresso um relatório com avaliações de programas, subsídios e uma série de gastos do Executivo. O impacto fiscal dessas medidas e de cenários e projeções teriam de ser, segundo o projeto, considerados na análise das leis orçamentárias da União.

“Vamos trazer uma proposta, dos companheiros do PSDB e que foi concebida lá atrás pelo senador José Serra, que é ter um relatório, uma revisão anual de gastos e isso ser obrigatório para todos os entes”, disse o deputado.

Pedro Paulo afirmou que a reforma conduzida por ele também deve propor uma revisão das chamadas verbas indenizatórias, que ficaram conhecidas popularmente como “penduricalhos”.

  • Esse grupo abrange uma série de benefícios e auxílios concedidos a servidores, como o auxílio-moradia.

Pedro Paulo avaliou que a revisão dos “penduricalhos” talvez seja um dos pontos mais difíceis do debate. “Tem privilégio no Poder Legislativo, no Executivo e existem, sim, correções que precisam ser feitas no Poder Judiciário”, afirmou.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®