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Mototáxi: 2,9 mil cidades brasileiras têm o serviço; veja regras

por Redação
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Com isso, a profissão de mototaxista volta a ser legalmente permitida em São Paulo, alinhando os municípios paulistas às demais cidades do país.

O que é necessário para atuar como mototaxista?

A legislação federal que regula o transporte de passageiros por motocicleta está prevista na lei nº. 12.009, de 2009. Segundo o texto, o serviço pode ser prestado se o condutor cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo 21 anos;
  • Possuir habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos;
  • Ser aprovado em curso especializado;
  • Utilizar colete de segurança com faixas retrorreflexivas.

Além disso, a motocicleta deve estar equipada com:

  • Dispositivo de proteção para as pernas e o motor, fixado na estrutura do veículo;
  • Aparador de linha instalado no guidão;
  • Alças metálicas traseiras e laterais para o transporte de passageiros.

Entre os aplicativos, Uber e 99 — duas das maiores empresas do setor — seguem regras semelhantes à lei federal para quem deseja atuar como mototaxista. Veja abaixo:

99

  • A motocicleta deve estar com a documentação em dia;
  • Deve estar regularizada conforme as normas municipais, quando houver regulamentação específica para mototáxi;
  • Não é permitido o uso de motos alugadas;
  • Não são aceitas motocicletas sem assento para o passageiro;
  • Não há restrições quanto ao modelo ou à idade do veículo.

Uber

  • A motocicleta deve estar com a documentação em dia;
  • Não é permitido o uso de motos alugadas;
  • Não são aceitas motocicletas com placas vermelhas;
  • Não são permitidas motocicletas sem assento para o passageiro.

A principal diferença entre as duas plataformas está na lista de modelos aceitas. Embora haja restrições, todas as 10 motos mais vendidas de 2025 são permitidas. São elas:

  • Honda CG 160
  • Honda Biz
  • Honda Pop 110i
  • Honda NXR 160 Bros
  • Mottu Sport 110I
  • Yamaha YBR 150
  • Honda CB300F
  • Honda PCX 160
  • Yamaha Fazer 250
  • Shineray XY 125

Mototaxi em Porto Velho — Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação

Mais de 2 mil municípios já oferecem o serviço

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o serviço de mototáxi é oferecido por 2.925 dos 5.570 municípios brasileiros. A modalidade está presente em todos os estados brasileiros, sendo o terceiro meio de transporte mais popular do país.

A presença do serviço está atrás apenas da van (presente em 3.338 municípios) e do táxi convencional (4.427 municípios). O transporte por ônibus nas cidades aparece abaixo desses três (1.735 municípios).

Ainda segundo o instituto, o mototáxi é o único meio de transporte em 21 cidades brasileiras. São elas:

  1. Aldeias Altas (MA);
  2. Anapurus (MA);
  3. Bacuritiba (MA);
  4. Lagoa Grande do Maranhão (MA);
  5. Palmeirândia (MA);
  6. Turilândia (MA);
  7. Itajá (RN);
  8. Jardim de Angicos (RN);
  9. Jundiá (RN);
  10. Pureza (RN);
  11. Santana do Matos (RN);
  12. Viçosa (RN);
  13. São Domingos do Cariri (PB);
  14. Flores (PE);
  15. Ipecaetá (BA);
  16. Monte Santo (BA);
  17. Nova Soure (BA);
  18. Serra Nova Dourada (MT);
  19. Britânia (GO);
  20. Cromínia (GO);
  21. Professor Jamil (GO).

O que disse o STF?

Na segunda-feira (10), o STF declarou inconstitucional a lei estadual de São Paulo que dava aos municípios poder para autorizar ou regulamentar o transporte remunerado de passageiros por motocicleta — os mototáxis.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, aceitou o argumento da Confederação Nacional de Serviços de que a lei estadual invadia a competência da União para legislar sobre transporte e trânsito. Em outras palavras, a autorização para o serviço de mototáxi é uma atribuição exclusiva da legislação federal.

Com a decisão, as cidades paulistas — assim como todos os outros municípios do país — podem apenas regulamentar o funcionamento do serviço — criando regras locais para a sua oferta, por exemplo —, mas sem proibir ou criar barreiras que inviabilizem a atividade.

“A gente vai ter um número muito maior de acidentes e óbitos se, por acaso, a gente perder essa batalha. Tenho mutia fé em Deus que a gente não vai perder”, disse.

A prefeitura tem até o dia 8 de dezembro para regulamentar o serviço de mototáxi na cidade de São Paulo (SP).

Já a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa empresas como a 99 e a Uber, disse que “a decisão traz segurança jurídica para São Paulo e para todo o Brasil”.

A associação ainda reforçou que o serviço é uma atividade privada e legal, regida pela Política Nacional de Mobilidade Urbana e sustentada pela Lei Federal n° 13.640.

“Desta forma, os aplicativos têm autorização legal para atuar em todo o território nacional, cabendo aos municípios regulamentar a atividade, e não proibir”, disse a Amobitec em nota.

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