Início » Moraes concede liberdade a ré do 8 de Janeiro que, segundo a defesa, tem nódulos nos seios

Moraes concede liberdade a ré do 8 de Janeiro que, segundo a defesa, tem nódulos nos seios

por Redação
moraes-concede-liberdade-a-re-do-8-de-janeiro-que,-segundo-a-defesa,-tem-nodulos-nos-seios


Veja os vídeos que estão em alta no g1
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (15) a liberdade provisória de uma ré envolvida nos atos de 8 de Janeiro, que, segundo a defesa, sofre de depressão, ansiedade e está com nódulos nos seios.
Na decisão que determina a soltura de Alexsandra Aparecida da Silva, o magistrado estabelece uma série de medidas cautelares que deverão ser cumpridas pela ré, como:
proibição de ausentar-se de Paraguaçu (MG) e recolhimento domiciliar no período noturno e nos finais de semana
uso de tornozeleira eletrônica
obrigação de comparecer semanalmente ao juízo da Comarca de Paraguaçu
entrega de passaportes e proibição de deixar o Brasil
proibição de utilização de redes sociais
proibição de comunicar-se com os demais envolvidos nos atos de 8 de Janeiro
⛓️‍💥Moradora de Paraguaçu (MG), Alexsandra Aparecida da Silva foi denunciada, pelo Ministério Público Federal (MPF), por associação criminosa e incitação ao crime, na forma equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os poderes previstos na Constituição.
Ela foi presa no 8 de janeiro de 2023, mas solta em março daquele ano com a obrigação de cumprir uma série de medidas cautelares. Entretanto, ela descumpriu as ordens judiciais por diversas vezes e voltou a ser presa, em agosto de 2025, após solicitação do MPF.
💊Após a prisão, a defesa de Alexsandra solicitou a soltura da ré, alegando que ela está “acometida de problemas graves de saúde”. O Ministério Público foi contra a liberdade dela e prisão preventiva foi mantida por ordem de Moraes no mês passado.
A defesa, então, apresentou novo recurso contra a prisão, afirmando que a ré não oferece riscos ao processo e está “acometida de doenças psíquicas e de nódulos nos seios”.
No dia 6 de outubro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou contra o pedido da defesa. Ele afirmou que a defesa não apresentou laudo que comprove os problemas de saúde alegados. E que há risco de Alexsandra fugir do país para escapar da aplicação da lei penal.
“Embora o recurso alegue graves problemas de saúde, como depressão, ansiedade e que está investigando a presença de nódulos nos seios, a documentação apresentada não traz o diagnóstico formal de doenças. […] Não havendo fatos novos relevantes, tampouco excesso de prazo, a segregação provisória permanece necessária para evitar o risco de evasão”, disse Gonet.
No entanto, nesta quarta-feira (15), após a divulgação da situação de Alexsandra por veículos de imprensa, o ministro Alexandre de Moraes concedeu a liberdade provisória para a ré, com a imposição das medidas cautelares.
“A necessária compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade não aponta a permanência das razões para a manutenção da medida cautelar extrema, seja para garantir a ordem pública, seja para impedir eventuais condutas da ré que pudessem atrapalhar a instrução criminal”, disse Moraes.
“Além de inexistirem, nos autos, quaisquer elementos capazes de evidenciar risco concreto de reiteração da prática delitiva. Assim, vejo que é possível a substituição da prisão preventiva anteriormente decretada por medidas cautelares prevista”, concluiu o ministro.
Moraes durante o julgamento
Evaristo Sá/AFP

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®