Início » Moradores do Santa Rita I e Morrinhos, em Montes Claros, devem vacinar cães e gatos contra a raiva

Moradores do Santa Rita I e Morrinhos, em Montes Claros, devem vacinar cães e gatos contra a raiva

por Redação
moradores-do-santa-rita-i-e-morrinhos,-em-montes-claros,-devem-vacinar-caes-e-gatos-contra-a-raiva


Animais serão imunizados até a próxima sexta-feira
Divulgação
Moradores dos bairros Santa Rita I e Morrinhos, em Montes Claros , devem vacinar cães e gatos contra a raiva até a próxima sexta-feira (5).
Segundo a Prefeitura, as doses estão sendo aplicadas após um morcego contaminado com o vírus ser encontrado no bairro Santa Rita I. A vacinação é realizada das 8h às 16h nos seguintes locais:
Praça Duque de Caxias, nº 30 – Santa Rita I
Rua Melo Viana, nº 500 – Morrinhos
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Devem ser imunizados todos os cães e gatos com mais de três meses de vida que residem a até 500 metros dos pontos de vacinação.
Sobre a raiva
A raiva é uma doença transmitida de animais para o homem, causada por um vírus. Os seres humanos são infectados pela raiva ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados. Essa transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.
A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Quase 100% dos pacientes contaminados vão a óbito. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) que geralmente evolui rapidamente.
Em caso de possível exposição ao vírus da raiva, é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente e sabão. A pessoa infectada pela raiva precisa procurar atendimento médico para tomar a vacina e soro logo após o incidente. A vacina não tem contraindicação.
Não são só os cachorros que transmitem a raiva. Qualquer mamífero pode transmitir a doença: gato, vaca, cavalo, coelho, morcego.
Como é transmitida?
A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas. O período de incubação do vírus varia entre as espécies.
Esse período está relacionado à localização, extensão e profundidade da ferida ou tipo de contato. Em cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de dois a cinco dias antes do aparecimento de sinais clínicos. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas.
Entenda como o vírus da raiva age no corpo humano
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®