31 julho , 2025
Casa Politica ‘Make America Great Again’: entenda o lema de Trump em bandeira usada por bolsonaristas no Congresso brasileiro

‘Make America Great Again’: entenda o lema de Trump em bandeira usada por bolsonaristas no Congresso brasileiro

por Redação
‘make-america-great-again’:-entenda-o-lema-de-trump-em-bandeira-usada-por-bolsonaristas-no-congresso-brasileiro


Oposição protesta contra proibição de Motta sobre reuniões de comissão durante recesso e exibe bandeira de Trump.
Uma bandeira utilizada por deputados do PL durante fala na Câmara dos Deputados na terça-feira (22) pouco tem a ver com o Brasil. O objeto foi uma homenagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e contém o lema do americano “Make America Great Again”. Entenda abaixo o que significa.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O uso da bandeira ocorreu durante um protesto contra o presidente da Câmara, Hugo Motta, por proibir reuniões no recesso parlamentar, e causou mal-estar no partido conservador.
O “Make America Great Again” (em tradução livre, “Tornar a América Grande Novamente”) é um lema da campanha de Trump desde 2016, e geralmente é utilizado na sigla “Maga”. O termo, inclusive, passou a ser utilizado como pronome à base apoiadora do republicano.
Originalmente usado pelo ex-presidente Ronald Reagan, o slogan “Maga” se tornou amplamente utilizado por republicanos e apoiadores de Donald Trump na campanha de 2016, e retornou como sigla em estampas de boné e camisetas, que se destacaram nos comícios do republicano em 2024.
Frequentemente repetida pelo republicano, a frase evoca a nostalgia de um passado dos Estados Unidos, que seria considerado mais próspero, com uma identidade nacional cristalizada, sem o impacto de discussões sobre temas como imigração ou justiça social.
O uso da bandeira de Trump no Congresso coincide com uma crise política entre os governos brasileiro e americano, por conta de tentativas por Trump de influenciar no processo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF), ameaças de aplicar tarifas de 50% a produtos brasileiros caso o processo não seja extinto, além de sanções a juízes do STF.
A participação de Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA, no incentivo à produção carta de Trump enviada ao governo brasileiro está sendo investigado pelo STF.
Deputados do PL erguem bandeira em homenagem a Trump com lema ‘Make America Great Again’ em 23 de julho de 2025.
TV Globo
Mal-estar em Brasília
O uso da bandeira em apoio a Trump no Congresso causou um mal-estar na bancada do PL em Brasília na terça-feira. Deputados do partido ergueram o objeto em protesto à decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de proibir reuniões no recesso parlamentar.
O PL busca uma saída política para a crise do tarifaço do republicano contra o Brasil pois quer evitar desgastes para o candidato da direita em 2026.
Os parlamentares que participaram do ato foram criticados, a portas fechadas, por setores mais pragmáticos do partido pois, na visão deles, “tirou foco do motivo do protesto, que era criticar a decisão de Hugo Motta [presidente da Câmara dos Deputados, Republicanos-PB] de suspender as [reuniões de] comissões”.
Motta tomou a decisão após duas comissões presididas por parlamentares do PL convocarem reuniões deliberativas com moções de apoio político a Bolsonaro na pauta.
Os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) ouviram que, se quisessem carregar a bandeira de forma individual, que assim o fizesse. Em grupo, porém, aquele ato só prejudicava o partido num momento já crítico.
Aliado de Eduardo Bolsonaro nos EUA contraria pressão do PL e defende tarifaço de Trump: ‘

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Youtube Envelope Instagram

CONTATOS

noticias recentes

Corretor na Real: Um Evento Inédito em Diamantina – 6 e 8 de... Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson Datas da Libertadores impactam em Atlético-MG e Flamengo pelo Brasileiro

as mais lidas

Corretor na Real: Um Evento Inédito em Diamantina – 6 e 8 de Agosto. Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson Datas da Libertadores impactam em Atlético-MG e Flamengo pelo Brasileiro

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®