12 julho , 2025
Início » Lula vai criar comitê de empresários para mostrar que tarifaço é problema do país e não do governo

Lula vai criar comitê de empresários para mostrar que tarifaço é problema do país e não do governo

por Redação
lula-vai-criar-comite-de-empresarios-para-mostrar-que-tarifaco-e-problema-do-pais-e-nao-do-governo


Oposição ajusta discurso sobre tarifaço
A decisão de criar um comitê de empresários para tratar de saídas para a crise provocada pelo tarifaço de Trump foi uma ideia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele quer mostrar que o tarifaço é um problema do país e não só do governo e que, por isso, todos devem se unir para proteger a economia brasileira, independentemente de suas preferências partidárias.
Assessores dizem que Lula vai enfatizar esse discurso, de que não faz sentido colocar a ideologia à frente dos interesses do país.
E que o momento é de união para evitar perda de mercado e de vagas de trabalho num cenário em que a economia segue bem, com inflação recuando gradualmente e país crescendo.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista para o Jornal Nacional, no Palácio da Alvorada. Brasília – DF.
Ricardo Stuckert / PR
Além disso, o presidente busca atrair um setor que anda insatisfeito com ele, o empresarial.
Em entrevista ontem ao Jornal Nacional, Lula disse que vai trabalhar junto com os empresários para suspender a decisão do presidente dos Estados Unidos e também atrair novos parceiros comerciais para o Brasil.
Por outro lado, a equipe do presidente Lula avalia que ele, nesta crise provocada pela tarifa de 50% aplicada por Donald Trump sobre produtos importados do Brasil, está conseguindo passar a mensagem, para a população, de que está em defesa do país, enquanto os bolsonaristas estariam mais preocupados em defender o ex-presidente.
Lula diz que quer negociar tarifaço de Trump
Segundo assessores, Lula está mostrando que o Brasil não pode se curvar aos desejos de Trump para beneficiar Bolsonaro.
Um termômetro de que Lula está no caminho certo é o fato de bolsonaristas, ao longo do dia de ontem, terem ajustado seus discursos. Começaram comemorando a decisão de Trump e, depois, passaram a destacar que eles não são a favor do tarifaço.
Eles citam os casos dos governadores de São Paulo e Minas Gerais. Depois de, na largada, praticamente comemorarem o tarifaço de Donald Trump, eles passaram a ajustar o discurso.
Seguiram culpando o presidente lula pela medida adotada por Donald Trump, mas criticaram a medida e reconheceram que o tarifaço prejudica o país.
Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo), foram cobrados principalmente por empresários de seus Estados, que serão os principais prejudicados pela medida baixada por Donald Trump com o objetivo confesso de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®