12 julho , 2025
Início » Lula recebe nesta quarta presidente da Indonésia e pode agradecer por tentativa de resgate de Juliana Marins

Lula recebe nesta quarta presidente da Indonésia e pode agradecer por tentativa de resgate de Juliana Marins

por Redação
lula-recebe-nesta-quarta-presidente-da-indonesia-e-pode-agradecer-por-tentativa-de-resgate-de-juliana-marins


Brasileira morreu após cair durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia. País do Sudeste asiático é o mais novo integrante do grupo de países emergentes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta quarta-feira (9) o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no Palácio do Planalto. A visita ocorre após a Cúpula do Brics, bloco formado por países do Sul Global, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 7 de julho.
Termina cúpula do Brics, no Rio
Essa é a segunda vez de Prabowo no Brasil. O indonésio participou da Cúpula do G20, em novembro do ano passado, no Rio de Janeiro.
A visita atende a um convite do presidente Lula e acontece menos de uma semana após o corpo de Juliana Marins, de 26 anos, ser enterrado. Juliana morreu após cair durante uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia.
A morte de Juliana deve ser um dos temas em discussão de uma reunião bilateral entre os chefes de Estado. A previsão é que, caso o assunto seja abordado, Lula agradeça pelos esforços do governo indonésio na tentativa de resgante da jovem.
Familiares se despedem de Juliana Marins
Novo membro do Brics
Lula e Prabowo se encontraram neste fim de semana durante a Cúpula do Brics. Durante o discurso de abertura, na manhã deste domingo (6), Lula fez um “agradecimento especial” ao presidente da Indonésia, que participou pela primeira vez de uma cúpula do Brics, como membro pleno.
O país foi anunciado oficialmente como membro pleno do bloco em janeiro deste ano.
A visita reflete o esforço do governo brasileiro em estreitar laços econômicos, políticos, sociais e culturais com países do Sudoeste Asiático, em especial diante da guerra tarifária travada pelos Estados Unidos.
Entenda a troca de farpas entre Lula e Trump após críticas ao Brics e defesa de Bolsonaro
Presidente da Indonesia, Prabowo Subianto, é recebido pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante a Cúpula de Líderes do BRICS no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro
Ueslei Marcelino/BRICS Brasil
Segundo o Itamaraty, os presidentes devem aprofundar o diálogo em áreas como segurança alimentar, energia renovável, bioenergia, defesa e educação.
Além disso, temas da agenda multilateral, como a proteção das florestas, a crise climática, a reforma da governança global e a busca pela paz no Oriente Médio também estão na pauta da reunião.
A visita também pretende reafirmar a importância da Indonésia como parceira estratégica e sinalizar a possibilidade de uma futura visita de Lula ao país asiático. Durante o Brics, Lula confirmou presença na Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na Malásia, em outubro.
Comércio bilateral
A Indonésia é um dos principais parceiros do Brasil no continente asiático. Em 2024, o comércio entre os dois países alcançou US$ 6,34 bilhões. A Indonésia ocupa o 16º lugar entre os destinos das exportações brasileiras e é o quinto maior destino para produtos do agronegócio.
O Brasil exporta para a Indonésia farelo de soja, algodão e fumo e importa do país asiático sobretudo fios de fibras têxteis e sintéticas, óleo de palmiste refinado, borracha natural e peças para veículos automotores e tratores.
Lula recebe Modi
Nesta terça (8), Lula recebeu o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A visita marcou os 80 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Na ocasião, os presidentes assinaram uma série de atos, entre os quais um sobre a parceria digital, com foco em infraestrutura pública digital, inteligência artificial, tecnologias emergentes e governança digital.
Lula recebe primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
Durante entrevista coletiva após a reunião, o presidente Lula voltou a citar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e afirmou que os países do Brics não aceitam “nenhuma reclamação” vinda de Trump sobre a cúpula.
“Nós não aceitamos nenhuma reclamação contra a reunião do Brics. Por isso que não concordamos quando ontem [segunda] o presidente dos EUA insinuou que vai taxar os países Brics”, afirmou o presidente.
No domingo, enquanto acontecia a Cúpula dos Líderes do Brics, Trump anunciou que vai impor uma tarifa adicional de 10% a “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics”.
Lula ainda ressaltou que os países do Brics são “soberanos” e que não aceitam “intromissão de quem quer que seja nas nossas decisões soberanas, do jeito que nós cuidamos do nosso povo”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®