Início » Lula recebe ministros do STF em jantar de apoio a Moraes e ao tribunal, após sanção de Trump

Lula recebe ministros do STF em jantar de apoio a Moraes e ao tribunal, após sanção de Trump

por Jornalismo
lula-recebe-ministros-do-stf-em-jantar-de-apoio-a-moraes-e-ao-tribunal,-apos-sancao-de-trump


Presidente Lula discute com ministros do Supremo as sanções financeiras a Alexandre de Moraes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um jantar no Palácio da Alvorada na noite desta quarta-feira (31), em um gesto de apoio à Corte e ao ministro Alexandre de Moraes.
O encontro ocorre um dia após o governo dos Estados Unidos anunciar sanções contra Moraes, com base na Lei Global Magnitsky, a pedido do ex-presidente Donald Trump.
Além do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, estiveram presentes outros ministros do STF e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um jantar no Palácio da Alvorada, em Brasília, na noite desta quarta-feira (31).
Wilton Junior/Estadão Conteúdo
O objetivo do jantar foi reforçar a solidariedade institucional ao Supremo e reiterar a defesa da independência do Judiciário brasileiro diante da ofensiva estrangeira.
As sanções impostas a Moraes, que preveem congelamento de bens e proibição de entrada nos EUA, foram consideradas por autoridades brasileiras como uma ingerência inaceitável em assuntos internos do país.
Segundo participantes, o tom geral da conversa no jantar foi de solidariedade a Moraes e defesa da soberania nacional.
Abertura do semestre do Judiciário
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma os trabalhos nesta sexta-feira (1º) com uma cerimônia que marca a abertura do semestre Judiciário, após o recesso de julho. A sessão deve ser marcada por manifestações de apoio ao ministro Alexandre de Moraes.
Além de Lula, outras autoridades, como o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), manifestaram solidariedade a Moraes.
A reabertura do semestre também marca a retomada dos julgamentos no plenário da Corte. Entre os temas previstos para agosto estão a validade da coleta de DNA de condenados, a análise da Lei de Abuso de Autoridade, e a repatriação de crianças levadas irregularmente ao Brasil, além de ações sobre transporte de animais em aviões, tributos na conta de luz e regras de acesso a cursos militares.
Outro destaque do semestre será a sucessão na presidência do STF. Barroso encerra seu mandato em setembro, e a tradição da Corte indica a eleição do ministro Edson Fachin para a presidência, com Alexandre de Moraes assumindo a vice.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®