12 julho , 2025
Início » Lula diz em artigo em jornais de oito países que tarifas empurram economia global para espiral de preços altos e estagnação

Lula diz em artigo em jornais de oito países que tarifas empurram economia global para espiral de preços altos e estagnação

por Redação
lula-diz-em-artigo-em-jornais-de-oito-paises-que-tarifas-empurram-economia-global-para-espiral-de-precos-altos-e-estagnacao


Embora não faça menção a Donald Trump, texto foi publicado um dia após a Casa Branca ter anunciado tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Lei da Reciprocidade: entenda o texto citado por Lula para responder tarifaço de Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu em um artigo publicado em diversos jornais internacionais que tarifas unilaterais sobre o comércio internacional empurram a economia global para uma espiral de preços altos e estagnação do crescimento.
A publicação, embora não faça menção ao nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi publicado um dia após a Casa Branca ter anunciado uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
“A lei do mais forte ameaça o sistema multilateral de comércio. Tarifas abrangentes interrompem cadeias de valor e empurram a economia global para uma espiral de preços altos e estagnação. A Organização Mundial de Comércio foi esvaziada”, afirmou o presidente em um trecho, em tradução simples.
“O mundo de hoje é diferente do de 1945 [ano de criação da Organização das Nações Unidas]. Novas forças têm emergido e novos desafios têm surgido. Se as organizações internacionais parecem sem efetividade, é porque a estrutura delas não mais reflete a realidade atual. Ações unilaterais e excludentes estão piorando pela ausência de uma liderança coletiva”, acrescentou Lula.
Ainda no artigo, intitulado “Com o mundo em crise, muitos dizem que é o fim da globalização. Eu digo que isso seria um erro”, Lula afirma ser “urgente” reconstruir as “fundações” do multilateralismo e os países se comprometerem novamente com a diplomacia.
Para o presidente, somente essas duas ações podem parar a insensatez da guerra e a destruição do planeta.
Lula em coletiva à imprensa no Palácio do Planalto em 9 de julho de 2025
Reuters/Adriano Machado
Tarifa de 50% de Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou na quarta-feira (9) uma carta pública a Lula e anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova taxa está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
Ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil, Trump citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
Após o anúncio, o presidente Lula afirmou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e que o aumento unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras será respondido com base na Lei da Reciprocidade Econômica.
O petista declarou ainda que o processo judicial contra os envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 é de competência exclusiva da Justiça brasileira. Além disso, o governo brasileiro disse a representantes da embaixada dos EUA que irá devolver a carta de Trump.
No documento, o republicano afirmou, sem provas, que sua decisão de aumentar a taxa sobre o país também foi tomada “devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.
“[Isso ocorreu] como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro”, escreveu o republicano.
Segundo o documento, a tarifa de 50% será aplicada sobre “todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os EUA”, independentemente das tarifas setoriais existentes. Produtos como o aço e o alumínio, por exemplo, já enfrentam tarifas de 50%, o que tem impactado diretamente a siderurgia brasileira.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®