30 julho , 2025
Casa Brasil Janones é suspenso por três meses em Conselho de Ética da Câmara

Janones é suspenso por três meses em Conselho de Ética da Câmara

por Agencia Brasil
janones-e-suspenso-por-tres-meses-em-conselho-de-etica-da-camara

Logo Agência Brasil

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu suspender o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por três meses. A punição ocorre após representação da Mesa Diretora da Câmara por ofensas a Nikolas Ferreira (PL-MG).

Janones foi punido em razão de manifestações provocativas, de baixo calão, contra o colega de parlamentar de Minas Geraes quando Nikolas discursava na tribuna do Plenário da Câmara, na quarta-feira da semana passada (9). O episódio provocou interrupção da sessão legislativa.

Notícias relacionadas:

  • Fux homologa acordo entre PGR e Janones para encerrar investigação.
  • PF indicia deputado Janones por suspeita de esquema de “rachadinha”.

O relator da representação no Conselho de Ética, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), considera que Janones foi preconceituoso e usou de expressões de cunho homofóbico – “com o intuito de insultar ou diminuir um adversário político”, conforme anotou a Agência Câmara.

[adning id="2818"]

Para o relator, a atitude de Janones “constitui conduta grave e discriminatória”, pois o uso dessas palavras “como forma de xingamento reforça estigmas históricos, normaliza o preconceito e perpetua a marginalização dessa população no espaço público e institucional.”

Em sua defesa, André Janones afirmou que foi fisicamente agredido durante a sessão e que não se dirigia inicialmente a Nikolas Ferreira, mas se manifestava em vídeo nas suas redes sociais contra a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos – mesmo tema do discurso de Nikolas

“Quando você está no Plenário e fala, a sua fala não chega até a tribuna. É absolutamente impossível que a fala de algum deputado no Plenário atrapalhe quem está na tribuna”, ponderou Janones.

O parlamentar punido pode recorrer da decisão ao Plenário da Câmara. No Conselho de Ética, 16 votos foram favoráveis a punição e três foram contrários. Na representação original o pedido de suspensão era de seis meses.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Youtube Envelope Instagram

CONTATOS

noticias recentes

Corretor na Real: Um Evento Inédito em Diamantina – 6 e 8 de... Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson Datas da Libertadores impactam em Atlético-MG e Flamengo pelo Brasileiro

as mais lidas

Corretor na Real: Um Evento Inédito em Diamantina – 6 e 8 de Agosto. Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson Datas da Libertadores impactam em Atlético-MG e Flamengo pelo Brasileiro

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®